O saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pode está com os dias contados. Isso porque o presidente, segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, Lula já deu sinal verde para que a pasta envie o projeto de cancelamento para o Congresso.
A ideia é que o saque-aniversário seja substituído por um novo projeto que propõe acesso facilitado ao crédito consignado para os trabalhadores do setor privado.
Conforme o governo, isso evitaria que os trabalhadores tivessem parte do dinheiro retido em caso de demissão. Pelas regras atuais do saque-aniversário, o trabalhador pode sacar parte do saldo uma vez ao ano, mas em casos de demissão, ele tira apenas os 40% de multa rescisória paga pela empresa.
Dessa forma, o restante fica retido. Esse montante chegou a R$ 5 bilhões recentemente. Contudo, o Congresso tem dúvidas sobre os benefícios do novo projeto. A alegação é de que os empréstimos consignados (aqueles descontados direto do salário), geralmente vêm acompanhados de juros bem superiores ao do saque-aniversário.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.