A pesquisa também aponta que as pessoas mais vulneráveis a esses crimes são aquelas com renda familiar de até dois salários mínimos.
Uma pesquisa recente revela que 24% dos brasileiros admitem ter perdido dinheiro com golpes online nos últimos 12 meses. O levantamento, realizado pelo DataSenado e pela FSB Holding, abrangeu as 27 unidades da federação e ouviu 21.808 pessoas entre os dias 5 e 28 de junho.
Entre os crimes mais comuns estão a clonagem de cartões, fraudes pela internet e a invasão de contas bancárias. A pesquisa tem um nível de confiança de 95% e margem de erro de 1,22 ponto percentual.
São Paulo lidera o ranking das regiões com mais registros de golpes online, com 30% das vítimas. Mato Grosso vem em seguida, com 28%, e Distrito Federal e Roraima aparecem com 27% cada. Em contrapartida, estados como Ceará (17%), Piauí (18%), Sergipe e Acre (19%) registraram as menores incidências de crimes cibernéticos.
A pesquisa também aponta que as pessoas mais vulneráveis a esses crimes são aquelas com renda familiar de até dois salários mínimos, representando 51% dos casos. Além disso, 27% das vítimas têm entre 16 e 29 anos.
O aumento dos golpes online reflete a crescente sofisticação das técnicas utilizadas pelos criminosos, exigindo maior atenção e proteção dos brasileiros em suas atividades digitais.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.