sexta-feira, 5 de julho de 2024
Pesquisar

Leilão do arroz derruba secretário do governo Lula

Foto: Reprodução/Instagram/@nerigeller
Foto: Reprodução/Instagram/@nerigeller

Neri Geller havia assumido a Secretaria de Políticas Agrícolas em dezembro do ano passado

cancelamento do leilão do arroz pelo governo federal foi responsável por movimentar a Esplanada dos Ministérios. Nesta terça-feira, 11, o titular da Secretaria de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária, Neri Geller, deixou a função.

O anúncio do cancelamento do leilão se deu na manhã desta terça-feira. A decisão por parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva partiu em meio a denúncias de irregularidades nos trâmites do processo. Imediatamente, confirmou-se a queda de Geller.

Algumas das empresas vencedoras do leilão — que visava adquirir 300 mil toneladas de arroz — não têm histórico de atuação na produção do grão. Uma, por exemplo, é a Queijo Minas, um minimercado com sede em Macapá (AP). Outra, a saber, é a Icefruit Indústria e Comércio de Alimentos, que se dedica à fabricação de sorvetes.

Há, além disso, a informação de que parte dos lotes arrematados foi intermediado pela Bolsa de Mercadorias de Campo Grande e pela Foco Corretora. As duas empresas pertencem a Robson França, ex-assessor parlamentar de Geller.

À frente do procedimento para o governo comprar arroz importante, mesmo contra a vontade dos produtores do grão no Rio Grande do Sul, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou que fará um novo leilão. O órgão, contudo, não informou a nova data do evento.

Deixe o seu Comentário

Leilão do arroz derruba secretário do governo Lula

plugins premium WordPress