17/02/2026
Pesquisar

📲 Entre no CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba notícias diretamente no seu dispositivo.

Justiça inocenta Ana Paula Valadão em acusações de homofobia

Ana Paula Valadão
Ana Paula Valadão

Durante um congresso transmitido pela TV, Ana Paula afirmou que a união sexual entre dois homens causa a AIDS.

A cantora e pregadora Ana Paula Valadão foi inocentada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) de acusações de discurso de ódio contra a comunidade LGBTQIA+. A decisão foi tomada após um recurso apresentado pelos advogados de Ana Paula, que alegaram que seu discurso foi fundamentado em crenças religiosas e não teve intenção de ofender.

A controvérsia surgiu em 2016, durante um congresso transmitido pela rede Super de Televisão, quando Ana Paula afirmou que a união sexual entre dois homens causa a AIDS. A Aliança Nacional LGBTI+ moveu uma ação na justiça e, em abril de 2023, Ana Paula foi condenada em primeira instância por danos morais coletivos, sendo obrigada a pagar R$ 25 mil.

No entanto, o desembargador Eustáquio de Castro, relator do caso, aceitou o argumento de Ana Paula e a inocentou, afirmando que o possível excesso ocorreu em “apenas uma frase” e que é necessário analisar todo o discurso proferido por ela. Os desembargadores Carmen Bittencourt e Teófilo Caetano também votaram a favor do recurso.

A organização autora da ação informou que irá solicitar a decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão do TJ-DF gerou debate e reações mistas nas redes sociais, com alguns defendendo a liberdade de expressão e outros criticando a fala de Ana Paula como discriminatória.

Fonte: AM POST.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Justiça inocenta Ana Paula Valadão em acusações de homofobia