16/01/2026
Pesquisar

‘Invasão iminente?’: Trump declara espaço aéreo da Venezuela como ‘fechado’

‘Invasão iminente
(Foto: Reprodução)

O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou uma mensagem dizendo para que companhias aéreas considerem o espaço aéreo fechado acima e ao redor da Venezuela

 O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma mensagem dizendo para que companhias aéreas considerem o espaço aéreo fechado acima e ao redor da Venezuela. A publicação aumenta a tensão para uma ação militar iminente dos EUA contra o país governado por Nicolás Maduro.

“A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas: considerem o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela totalmente fechado. Obrigado a todos pela atenção a este assunto”, diz Trump em tom ameaçador.

O governo Trump emitiu, no dia 21 de novembro, um alerta pedindo que companhias aéreas “exercessem cautela” ao sobrevoar o espaço aéreo da Venezuela, devido ao agravamento da situação de segurança no país e ao aumento da atividade militar na região. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) destacou que as ameaças poderiam representar riscos para aeronaves em todas as altitudes. Na época, porém, o governo americano não havia usado a expressão “espaço aéreo fechado”, que passou a ser citada posteriormente por Trump.

A recomendação da FAA provocou uma reação imediata no setor aéreo, levando várias companhias a suspender voos que cruzavam o território venezuelano ou tinham o país como destino. Entre as empresas afetadas estavam grandes operadoras internacionais, que decidiram interromper suas rotas por questões de segurança, seguindo a orientação das autoridades norte-americanas.

A resposta do governo venezuelano foi dura: Caracas revogou a licença de ao menos seis companhias aéreas, incluindo TAP, Avianca, Turkish Airlines e Gol. O governo de Nicolás Maduro acusou as empresas de aderirem a supostas ações de “terrorismo de Estado” promovidas pelos EUA e exigiu que os voos fossem retomados em até 48 horas. A medida intensificou ainda mais a tensão entre Caracas, Washington e o setor aéreo internacional.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

‘Invasão iminente?’: Trump declara espaço aéreo da Venezuela como ‘fechado’