segunda-feira, 30 de junho de 2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

INSS recebe mais de 1 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados em aposentadorias

INSS
Foto reprodução

Polícia Federal investiga inclusão de segurados do INSS em associações sem autorização para aplicar descontos indevidos

Aposentados e pensionistas do INSS já formalizaram mais de 1 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados feitos por entidades associativas. Até esta quinta-feira (15), o instituto contabilizou 1.051.238 solicitações na plataforma Meu INSS e pelo telefone 135.

Segundo o INSS, 41 entidades estão sendo contestadas pelos segurados, incluindo associações que tinham ou têm autorização para realizar os descontos. Outros 17.963 beneficiários informaram que os valores acabaram autorizados.

Previdência Social. – Foto: Reprodução/ Redes Sociais.

Como consultar e solicitar reembolso

Desde terça-feira (13), cerca de nove milhões de segurados começaram a ser notificados sobre descontos associados.

Para verificar a situação, o beneficiário deve acessar o serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo Meu INSS.

Quem identificar cobranças indevidas pode abrir um processo administrativo para solicitar a devolução do dinheiro.

As associações terão 15 dias úteis para comprovar a adesão voluntária ou efetuar o reembolso, que repassarão ao Tesouro Nacional.

Aplicativo Meu INSS. – Foto Reprodução/ Redes Sociais.

Investigações em andamento

A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) estão investigando supostas fraudes praticadas por organizações criminosas, que teriam incluído segurados do INSS em associações sem autorização.

Desde o início da operação, mais de 4,3 milhões de usuários já consultaram a plataforma Meu INSS para verificar os descontos aplicados. O prazo para solicitar reembolso é indeterminado.

Cuidado com golpes

O INSS alerta que não envia mensagens SMS, e-mails ou faz ligações telefônicas para informar sobre os descontos. A única forma oficial de notificação é o aplicativo Meu INSS.

A autarquia orienta os beneficiários a não clicarem em links suspeitos e a não fornecerem dados pessoais por telefone ou redes sociais. Em caso de dúvidas, o contato deve acontecer exclusivamente pelo telefone 135 ou pelo site oficial do INSS.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

INSS recebe mais de 1 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados em aposentadorias

plugins premium WordPress