domingo, 6 de julho de 2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Imagens mostram nuvem de temporal “engolindo” cidade da Serra Gaúcha

Foto reprodução

Intensas áreas de instabilidade formaram uma enome nuvem do tipo Cumulunimbus que avançou sobre Caxias do Sul

Fotos e vídeos registraram o impressionante avanço de uma nuvem de tempestade pouco antes das 11h da manhã de hoje em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. A enorme nuvem do tipo prateleira, um Cumulunimbus, com nuvens baixas na sua parte frontal e condensação, avança sobre a área urbana da cidade e confere o aspecto de a cidade ter sido “engolida” pela nuvem.

Com a chegada da nuvem de tempestade, a visibilidade reduziu-se muito rapidamente e o dia virou “noite” em Caxias do Sul com a iluminação pública se acedendo. A chuva chegou com rajadas de vento e trovoadas ao município serrano do Rio Grande do Sul.

A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade de Bento Gonçalves, perto de Caxias do Sul, registrou rajadas de vento de até 86 km/h na chegada da nuvem de tempestade à região da Serra Gaúcha.

Essas nuvens do tipo Cumulounimbus, que podem atingir enormes alturas, de dez a vinte quilômetros, podem ser densas o suficiente para bloquear a luz solar até certo ponto, causando um efeito de escurecimento do céu e o aspecto de noite em pleno dia. No entanto, o nível de escuridão experimentado durante uma tempestade não é equivalente às condições noturnas.

As imagens de satélite da manhã de hoje mostravam nuvens extremamente carregadas com topos apresentando temperatura de até -70ºC a -80ºC, significando que as suas alturas máximas eram muito altas, capazes de gerar bloqueio em grande parte da luz solar e o efeito de escuridão.

Houve o deslocamento de um sistema de tempestades com nuvens muito carregadas a partir do Oeste e do Sul gaúcho para o Centro do estado e na sequência para o Nordeste do território gaúcho, alcançando a Serra depois de passar pelos vales.

Uma bolha de ar excepcionalmente quente entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil, que trouxe calor de 44,5ºC ontem no Paraguai e 41,8ºC em Cuiabá (MT), alcança o Oeste e o Norte gaúcho. Este ar quente avança para o Rio Grande do Sul e o Noroeste gaúcho deve ter máximas de 36ºC a 39ºC neste sábado.

Uma vez que estas nuvens carregadas se formam numa atmosfera mais aquecida, cresce o potencial para tempo severo. Quanto mais quente a atmosfera, maior o risco de temporais. O ar quente que avança para o Oeste e o Norte gaúcho garante a energia para a formação de tempestades onde está a transição para ar mais frio, no Centro e em especial no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, o que inclui a Serra.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Imagens mostram nuvem de temporal “engolindo” cidade da Serra Gaúcha

plugins premium WordPress