Brigada e comunidade local combatem fogo que ameaçava áreas turísticas e residências.
Incêndios florestais devastavam 6.000m² no município de Careiro Castanho, no interior do Amazonas, foram controladas pela brigada do Prevfogo/Ibama, com o apoio de comunitários. O balanço foi divulgado na segunda-feira (16), pelo superintendente do IBAMA-AM, Joel Araújo.
O fogo estava próximo de comunidades do Igarapé Caramuri e do lago Maçarico, na região do Rio Juma, conhecida pelo turismo sustentável. O avanço das chamas causou grande preocupação entre os residentes e pousadeiros locais, com a possibilidade real de atingir áreas residenciais e turísticos. As denúncias indicam que os incêndios podem ter origem criminosa, corroboradas por imagens que mostram indícios de ação deliberada.
A comunidade Brasil 2 acionou imediatamente a brigada, que se deslocou para a região utilizando voadeiras. A técnica de combate incluiu a formação de linhas de fogo e o uso de mangueiras conectadas a um motor bomba para puxar água do rio.
A Brigada Recreio/São Félix, composta por 21 brigadistas indígenas treinados e contratados pelo Ibama, também esteve envolvida, atuando nas terras e territórios indígenas dos municípios de Autazes e Careiro para prevenir novas ocorrências e proteger a região.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.