quarta-feira, 3 de julho de 2024
Pesquisar

Hacker invade hospital para crianças e grupo de ransomware se desculpa

Após os anúncios da instituição, o grupo hacker Lockbit decidiu fazer um “mea culpa” e liberou um pedido de desculpas

Ataques hackers ocorrem frequentemente, mas nem todos sabem que muitos de seus grupos têm regras de ética que seus membros devem seguir. Uma prova disso é o que aconteceu no Canadá, quando a instituição Hospital for Sick Children (também conhecida como SickKids) sofreu um ataque de ransomware. Contudo, a gangue LockBit assumiu o crime e pediu desculpas publicamente pelo feito.

No dia 18 de dezembro de 2022, o SickKids anunciou que sofreu a investida hacker que afetou seus sistemas internos e corporativos. Além disso, linhas telefônicas e o próprio website também ficaram fora do ar por alguns dias.

Como resultado, imagens de laboratório e diversos resultados sofreram atrasos, o que aumentou o tempo de espera dos pacientes. Após mais de dez dias, o hospital anunciou que havia recuperado 50% dos sistemas prioritários, tais como os conectados a diagnósticos e tratamentos.

Após os anúncios da instituição, o grupo hacker Lockbit decidiu fazer um “mea culpa” e liberou um pedido de desculpas:

Pedimos formalmente desculpas pelo ataque a sikkids.ca e devolvemos o decodificador gratuitamente, o parceiro que atacou este hospital violou nossas regras, está bloqueado e não está mais em nosso programa de afiliados.

Em uma tentativa de resolver os problemas que causou, o grupo disponibilizou o decodificador baseado em Linux/VM Ware ESXi. Assim, qualquer pessoa pode acessar o programa para decodificar os arquivos criptografados pelo ataque.

Com informações de tecnoblog

Deixe o seu Comentário

Hacker invade hospital para crianças e grupo de ransomware se desculpa

plugins premium WordPress