Hackers conseguiram acessar a infraestrutura da instituição financeira, implantando diversos scripts.
Um ciberataque de grande escala resultou no desvio de R$ 541 milhões, operados por meio de transferências automatizadas para 29 diferentes empresas. O ataque, sofisticado, explorou brechas em protocolos de segurança do sistema financeiro.
Hackers conseguiram acessar a infraestrutura da instituição financeira, implantando diversos scripts que permitiram o envio rápido e sequencial dos valores para as empresas envolvidas. As movimentações passaram despercebidas até os disparos finais das fraudes.
Impacto e investigação
O prejuízo estimado é de R$ 541 milhões — valores indicam transações feitas em poucas horas. Autoridades federais já foram acionadas, com participação da Polícia Federal e do Banco Central, que estão analisando registros eletrônicos de operações suspeitas.
Empresas envolvidas
Até o momento, 29 empresas receberam os valores desviados. As investigações buscam identificar os beneficiários finais e se há envolvimento de sócios, funcionários ou laranjas ligados às fraudes. Medidas de bloqueio das contas suspeitas já foram solicitadas pelos órgãos responsáveis.
Medidas preventivas e respostas
A instituição atingida divulgou nota afirmando que já reforçou seus sistemas de monitoramento e anunciou revisão completa das políticas de segurança. O Banco Central também afirmou que vai incentivar a adoção obrigatória de autenticação avançada e mecanismos antifraude, além de alertar outras instituições sobre o padrão do ataque.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.