A chegada do iPhone dobrável vai ser o “lançamento menos Apple de todos”, escreve o analista Mark Gurman, da Bloomberg; entenda
A chegada do iPhone dobrável, que provavelmente deve ocorrer em 2026, vai ser o “lançamento menos Apple de todos”, escreve o analista Mark Gurman na edição mais recente da sua newsletter Power On na Bloomberg.
O texto também aborda a nova câmera frontal do iPad Pro com processador M5, que pode ser lançado ainda em 2025. Segundo o analista, a empresa planeja implementar uma mudança simples, mas com potencial de agradar muitos usuários.
iPhone dobrável: o lançamento que pode ser o ‘menos Apple de todos’
A Apple é conhecida por entrar em nichos de mercado relativamente cedo e, com seus aparelhos, definir o padrão dominante. É o que aconteceu, por exemplo, com o iPod, iPhone, AirPods.
É por conta desse histórico que o lançamento do iPhone dobrável vai ser tão incomum, aponta Gurman. Isso porque a empresa vai entrar numa “categoria de produto que já tem sete anos de existência – iniciada e dominada por sua maior rival em hardware, a Samsung Electronics”.
Desta vez, a Apple não estará lançando uma interface radicalmente nova ou um hardware transformador. Em vez disso, o dispositivo terá um design semelhante ao da linha Galaxy Z Fold da Samsung.Mark Gurman, analista da Bloomberg na edição mais recente da newsletter Power On
Além disso, o analista aponta que o iPhone dobrável vai usar “muitos dos mesmos componentes principais, incluindo telas OLED dobráveis fornecidas pela Samsung Display”.
Apple e Samsung na arena de celulares dobráveis
No entanto, Gurman aponta que o fator não-revolucionário do iPhone dobrável “pode não importar”. Isso porque existe uma forte base de usuários da Apple que querem migrar para um aparelho dobrável, mas não querem migrar para o Android.

“De certa forma, a Samsung passou os últimos sete anos preparando o terreno para o sucesso da Apple”, escreve o analista. Mas a entrada da Apple neste nicho pode beneficiar a empresa sul-coreana. Como? Suas divisões de componentes devem com lucrar com a produção dos iPhones dobráveis, segundo Gurman.
O analista vai além: o aumento da atenção ao mercado de dobráveis pode impulsionar também a adoção dos modelos da própria Samsung, especialmente entre usuários Android.
Em outras palavras, a Apple pode transformar celulares dobráveis em moda ao lançar um iPhone assim. E isso pode fazer mais gente querer ter um celular dobrável – seja da Apple, seja da Samsung.
iPad Pro com chip M5 vai ter duas câmeras frontais, diz Gurman
Além de um processador mais rápido, o próximo iPad Pro vai ter duas câmeras frontais, ao invés de uma, escreve o analista da Bloomberg.

Quando a Apple lançou o iPad Pro com chip M4, uma das novidades foi a câmera frontal ter ido para outra borda do tablet. Foi uma mudança bem vinda para quem costuma usar o aparelho na horizontal em vez de na vertical. Mas quem usa o tablet na vertical não curtiu muito.
Agora, para agradar tanto quem usa no “modo paisagem” quanto quem usa no “modo retrato”, a Apple vai incluir uma câmera frontal. Na prática, isso vai facilitar usar o Face ID e a câmera para selfies e chamadas de vídeo quando o tablet estiver na horizontal e na vertical.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.