O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, afirmou neste sábado (16) que o governo federal vai lançar um aplicativo para bloquear celulares roubados ou furtados no país.
“VAMOS LANÇAR NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (19) UMA INICIATIVA QUE TRANSFORMARÁ OS CELULARES ROUBADOS NUM PEDAÇO DE METAL INÚTIL. COM APENAS UM CLIQUE, A VÍTIMA ENVIARÁ UM AVISO SIMULTANEAMENTE PARA A ANATEL [AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES], PARA OS BANCOS, PARA AS OPERADORAS DE TELEFONIA E PARA OS DEMAIS APLICATIVOS”,disse Cappelli em uma rede social.
Cappelli informou ainda que o aplicativo deve se chamar Celular Seguro, e a iniciativa pretende facilitar a comunicação entre bancos e operadoras.
“NINGUÉM AGUENTA DEPOIS DE TER O CELULAR ROUBADO OU FURTADO FICAR NA CENTRAL DE ATENDIMENTO TENTANDO FAZER O REGISTRO. COM O PROJETO CELULAR SEGURO, COM APENAS UM CLIQUE, A INFORMAÇÃO CHEGARÁ AOS BANCOS E ÀS OPERADORAS, BLOQUEANDO O TELEFONE E ACABANDO COM A FARRA DOS CRIMINOSOS.”
O Ministério da Justiça já vinha articulando a iniciativa juntamente com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e operadoras de telefonia. A proposta é que o proprietário do aparelho cadastre o contato no telefone de outra pessoa de confiança e, caso seja roubado ou furtado, realize o bloqueio do aparelho e das funções dele.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apenas no ano passado 508.335 aparelhos foram roubados e 490.888 furtados no país.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
