quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Pesquisar

Governo do Amazonas presta auxílio às famílias vítimas do deslizamento e as que moram em áreas de risco em Manacapuru

auxílio
auxílio

O Governo do Estado está atuando no apoio psicossocial a estas famílias com visitas domiciliares.

 O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), está auxiliando as famílias vítimas do deslizamento ocorrido no Porto da Terra Preta, na última segunda-feira (07/10), e as que moram em área de risco em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) com apoio psicossocial, orientação sobre prevenção e cadastro social. O trabalho faz parte da força-tarefa montada pelo estado na cidade com o objetivo de identificar vítimas e prevenir novos acidentes, além de oferecer suporte às famílias afetadas.

Em uma das frentes de trabalho, a equipe da Seas está dando apoio à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Manacapuru junto a três famílias afetadas pelo desastre. Essas famílias moravam no mesmo flutuante que foi levado pelo deslizamento; elas estão atualmente em casas de parentes. O Governo do Estado está atuando no apoio psicossocial a estas famílias com visitas domiciliares.

Foto: Mauro Neto/ Secom

“O governador Wilson Lima determinou a criação dessa grande força-tarefa assim que tomou conhecimento do ocorrido e a Seas imediatamente se dirigiu a Manacapuru para dar esse suporte. A nossa prioridade é garantir que todas as famílias tenham a assistência necessária nesse momento”, disse a titular da Seas, Kely Patrícia.

Em outra área de atuação, a Seas vem dando apoio técnico à equipe da Semas com orientação acerca da elaboração do questionário social nas residências que estão em locais de risco, próximo ao ocorrido do deslizamento, assim como instruções sobre a Portaria 90, que trata de situação de emergência e calamidade pública.

“Desde os primeiros momentos em que aconteceu o sinistro, fomos acionados para vir ao local acompanhar a Defesa Civil para que pudéssemos fazer um diagnóstico social para contribuir com as famílias para evitar que elas passem por um novo risco de vulnerabilidade”, disse a assistente social da Seas, Andréa Castelo.

O morador do bairro Terra Preta, o pedreiro Wanderlei Silva, 26, recebeu a visita da equipe da Seas em sua casa, onde foi feito o diagnóstico social. “Pelo ocorrido que teve, todos nós passamos pelo sufoco no momento que ninguém esperava; E todos nós que moramos aqui nessa área ficamos com o coração na mão. Agradecemos esse apoio com a assistência social porque é uma ajuda para nós”.

Resgate

A equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) resgatou, na manhã desta quarta-feira (09/10), o corpo de Franklin Pinheiro de Souza, 36, que estava desaparecido desde a segunda-feira (07/10), quando ocorreu um deslizamento de terra no Porto da Terra Preta, em Manacapuru.

Foto: Mauro Neto/ Secom

As equipes dos bombeiros permanecem no local, realizando buscas para localizar uma criança de seis anos, que também estava no local no momento do acidente e ainda está desaparecida. Após o acidente, dez pessoas foram encaminhadas para o Hospital Regional Lázaro Reis, de Manacapuru, com escoriações, das quais nove receberam alta e um paciente foi transferido para o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, em Manaus, mas que, após passar por exames, recebeu alta nesta quarta-feira (09/10).

Desde o dia do acidente, o Governo do Amazonas montou uma força-tarefa com atuação direta de servidores do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Amazonas, Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria de Assistência Social (Seas), Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e das Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM).


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Governo do Amazonas presta auxílio às famílias vítimas do deslizamento e as que moram em áreas de risco em Manacapuru

plugins premium WordPress