19/02/2026
Pesquisar

📲 Entre no CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba notícias diretamente no seu dispositivo.

Governo do amazonas lança aplicativo da nota fiscal amazonense para ampliar acesso e reforça combate à sonegação

Governo do amazonas lança aplicativo da nota fiscal
(Foto: Divulgação)

Ferramenta promete mais praticidade, segurança e notificação oficial para consumidores sorteados.

O Governo do Amazonas lançou oficialmente o aplicativo da Campanha Nota Fiscal Amazonense (NFA), ampliando o acesso dos contribuintes aos serviços do programa e fortalecendo as ações de educação fiscal no estado. A ferramenta já está disponível nas lojas virtuais e permite consultar notas fiscais, bilhetes e prêmios de forma mais prática e segura.

Desenvolvido por técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) e do Núcleo de Educação Fiscal (NEF), em parceria com a Prodam, o aplicativo também enviará notificações oficiais aos consumidores sorteados, reduzindo riscos de golpes e aumentando a confiabilidade do processo.

Segundo o auditor fiscal e coordenador da campanha, Augusto Bernardo Cecílio, quem já participa do programa precisa apenas baixar o aplicativo e continuar informando o CPF na nota. Novos usuários podem se cadastrar diretamente na plataforma, escolher uma entidade social e começar a participar.

Mais de R$ 19 milhões já foram distribuídos

Criada em 2015, a Campanha Nota Fiscal Amazonense integra o Programa de Educação Fiscal do estado. Atualmente, conta com mais de 590 mil consumidores cadastrados e já distribuiu mais de 36 mil prêmios, somando cerca de R$ 19 milhões pagos a cidadãos e instituições sociais.

O secretário da Fazenda, Alex del Giglio, destacou que o lançamento do aplicativo representa um avanço na modernização do programa e no incentivo à cidadania fiscal. Ele lembrou ainda que, no último ano, foram criados sorteios regionais para ampliar a distribuição de prêmios em diferentes áreas do estado.

Mais funcionalidades para o cidadão

Além de consultar bilhetes e acompanhar sorteios, os usuários poderão registrar denúncias e reclamações sobre estabelecimentos que se recusarem a emitir nota fiscal ou incluir o CPF do consumidor no documento.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Governo do amazonas lança aplicativo da nota fiscal amazonense para ampliar acesso e reforça combate à sonegação