Mais de mil produtores afetados pela estiagem serão beneficiados
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), divulga, nesta sexta-feira (29/09), o resultado do Edital de Chamamento Público 01/2023, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com investimento na ordem de R$ 8,1 milhões. O Edital vai amparar produtores que foram afetados pela estiagem no estado. Ao todo, 1.103 produtores rurais serão beneficiados.
O edital do PAA foi lançado em agosto pelo Governo do Amazonas. Esse investimento, destinado pelo Governo Federal, servirá para a compra de 2.000 toneladas de produtos da agricultura familiar de 56 cidades amazonenses nos próximos 12 meses. O secretário da Sepror, Daniel Borges, afirmou que o Estado vai priorizar os municípios que estão sendo atingidos pela estiagem, minimizando os impactos causados na produção rural e garantindo a segurança alimentar da população afetada.
“São 1.103 produtores classificados que estão sendo inseridos no sistema do governo federal, para que a gente consiga, na semana que vem, iniciar as aquisições. É uma forma de auxiliar com o escoamento da produção e garantir a segurança alimentar daquela população. O governo do estado do Amazonas, juntamente com o governo federal, está estendendo todo o apoio para que a gente consiga beneficiar os produtores rurais do estado do Amazonas”, enfatizou o secretário da pasta.
Sobre o PAA
O PAA ampara a compra de mais de 70 produtos da agricultura familiar, entre hortifrúti, produtos processados, produtos de origem animal, pescado e/ou piscicultura. Cada produtor rural terá um limite de R$ 15 mil para fornecer os alimentos, via Termo de Adesão.
Após a aquisição desses alimentos, as entidades em vulnerabilidade social receberão os alimentos fornecidos pelos agricultores previamente cadastrados no Sistema do Programa de Aquisição de Alimentos (Sispaa), atendendo a todos os requisitos de seleção determinados pelo comitê gestor do Programa. Cerca de 10 mil famílias em vulnerabilidade social serão beneficiadas.
Municípios contemplados com o PAA
Alvarães: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Canutama, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maraã, Nova Olinda Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Pauni, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio Iça, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tapauá, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.
A lista dos classificados pode ser conferida abaixo:
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.