19/02/2026
Pesquisar

📲 Entre no CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba notícias diretamente no seu dispositivo.

Governo do Acre decreta estado de emergência devido às fortes chuvas em 17 cidades

estado de emergência
Foto Reprodução/ Secom

Rio Acre atingiu cota de transbordamento e influenciou a decisão da prefeitura

O líder da cidade de Rio Branco, Tião Bocalom, oficializou na manhã desta segunda-feira (26) um documento que declara estado de emergência no município devido às intensas chuvas nos últimos dias.

A escolha considerou diversos fatores, incluindo a elevada quantidade de precipitação na região em um curto período. Adicionalmente, o decreto leva em conta o nível de transbordamento do Rio Acre, que atingiu 14 metros na última quinta-feira (22).

No mesmo dia em que as enchentes começaram a se agravar, a administração municipal iniciou a distribuição de alimentos e kits de higiene para as famílias impactadas pelas chuvas.

Após a assinatura do decreto, o prefeito dirigiu-se a Brasília para se encontrar com o ministro Waldez Góes, do Ministério de Integração e do Desenvolvimento Regional.

A prefeitura de Rio Branco expressou a intenção de se tornar um exemplo nacional em abrigamento. “No ano passado, fomos um modelo para o Brasil no atendimento às famílias, e este ano buscamos repetir esse feito”, afirmou.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Governo do Acre decreta estado de emergência devido às fortes chuvas em 17 cidades