A Polícia Civil divulgou um alerta sobre o “golpe do boleto falso”, que vem sendo aplicado por criminosos no Amazonas. As dicas buscam ajudar a população a não ser vítima dos golpistas.
O golpe
A vítima tenta efetuar pagamento de boleto pela internet, porém acaba entrando em sites falsos, idênticos aos sites reais. Após isso, é direcionada a entrar em contato por meio de um número de whatsapp.
Os golpistas se passam por funcionários da empresa e enviam um boleto falso para que seja feito o pagamento. A vítima só descobre que caiu em um golpe quando, mesmo após realizar o pagamento, continua recebendo as cobranças da empresa.
Como identificar um boleto falso:
1 – Observe se todos os dados pessoais existentes no boleto estão corretos como nome e CPF, etc;
2 – Confira se há algum erro ortográfico ou de formatação;
3 – Confira se os últimos números do código de barras são iguais ao valor do documento, e se os três primeiros correspondem ao banco cuja logomarca aparece no boleto;
4 – Desconfie sempre de qualquer desconto e/ou promoção que seja muito atrativa. Não faça nenhum pagamento sem antes confirmar no site ou aplicativo oficial da empresa/banco;
5 – Sempre faça a consulta do CNPJ da empresa credora no site da Receita Federal;
6 – Antes de concluir o pagamento, confira se o nome do beneficiário é o mesmo da empresa ou da pessoa que foi contratada.
Se você foi ou conhece alguém que tenha sido vítima desse golpe, procure à delegacia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência (BO), ou formalize pela Delegacia Virtual: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
O BO também pode ser registrado na Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), localizada nas dependências da Delegacia Geral (DG) – Av. Pedro Teixeira, 180, bairro Dom Pedro.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.