Animais foram encontrados em comunidade de Manicoré e, por isso, foram batizados de “Mani” (fêmea) e “Coré” (macho).
Dois filhotes de onça-pintada foram resgatados na comunidade São João, localizada em Manicoré, a 332 km de Manaus, e transportados com segurança para a capital amazonense nesta quinta-feira (3). A operação contou com a participação do Ipaam, Ibama, Sepet e da Secretaria de Meio Ambiente de Manicoré.
Os animais, um macho e uma fêmea com cerca de três semanas de vida, foram batizados de “Mani” e “Coré” em referência à cidade onde foram encontrados. Eles pesam pouco mais de 1,3 kg e estão sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado na zona sul de Manaus.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente local, os filhotes foram descobertos em uma área de restinga alagada. A comunidade aguardou o retorno da mãe por mais de 24 horas, mas sem sucesso, acionou as autoridades ambientais para o resgate.
Segundo a bióloga Viviane Pavanely, do Ipaam, os filhotes foram avaliados por uma equipe técnica e apresentaram bom estado de saúde. O transporte foi acompanhado de perto por veterinários e biólogos, com o mínimo de contato físico para evitar riscos à saúde dos animais.
O superintendente do Ibama, Joel Araújo, destacou que os filhotes têm potencial de serem reintroduzidos à natureza, embora o processo de reabilitação deva levar anos. A decisão final sobre o destino dos animais dependerá de avaliações futuras, podendo incluir transferência para um centro especializado em outro estado.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Mais
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.