17/11/2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Filho de Lewandowski advoga para empresa acusada de ligação com facção criminosa

Lewandowski
Foto reprodução

A operação que trouxe os detalhes à tona foi batizada de Carbono Oculto.

Enrique de Abreu Lewandowski, filho do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, aparece como advogado da Terra Nova Trading, companhia investigada em um esquema bilionário de fraudes com possível participação do Primeiro Comando da Capital (PCC).

As apurações conduzidas pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), pela Polícia Federal e pela Receita Federal revelaram conexões entre a facção criminosa, o setor de combustíveis e instituições financeiras. A operação que trouxe os detalhes à tona foi batizada de Carbono Oculto.

Documentos da Justiça mostram Enrique como representante da Terra Nova Trading em diferentes ações. A empresa é acusada de ser utilizada para simular créditos tributários, manipular preços em operações internas e lavar recursos do crime organizado.

Foto: Reprodução

Segundo os investigadores, Mohamad Hussein Mourad, apontado como o articulador do esquema, utilizava a Terra Nova para importar nafta com alíquota de apenas 1%, contra os 25% cobrados em São Paulo, prática que reduzia custos de produção de combustíveis de forma ilegal.

Enrique Lewandowski é listado como advogado ativo em processo de direito tributário no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), cujo último andamento registrado é de 2019. Ele também aparece em uma ação no Tribunal de Justiça de São Paulo, datada de 2021.

Até a última atualização desta reportagem, o ministro Ricardo Lewandowski não havia se manifestado sobre o assunto.

Nota de Enrique Lewandowski

Por meio de sua assessoria, Enrique negou envolvimento em qualquer atividade criminosa e esclareceu que sua atuação é restrita às áreas cível e tributária.

“O advogado Enrique Lewandowski não atua no caso citado pela reportagem. Ele atua nas áreas cível e tributária para a Terra Nova Trading desde 2018. Enrique não advoga em temas criminais e não conhece processos nos quais não está constituído como representante legal. Ele repudia qualquer tentativa de criminalização da atividade advocatícia, reafirmando o compromisso com a legalidade e a ética profissional”.

Nota da Terra Nova Trading

A empresa também se manifestou oficialmente e negou participação em irregularidades.

Inicialmente, cumpre esclarecer que a Terra Nova Trading não foi alvo da operação mencionada.
O advogado Enrique Lewandowski atua como representante legal da Terra Nova Trading desde 2018, em diversos processos de natureza cível e tributária, conforme pode ser verificado nos registros judiciais disponíveis.

Fundada em 1994, a Terra Nova Trading surgiu com o propósito de estruturar operações de importação de automóveis no Brasil, atendendo à demanda da época.
Ao longo de mais de 30 anos, ampliamos significativamente nossa atuação, oferecendo uma plataforma completa de serviços voltados à gestão de soluções em importação e logística, abrangendo toda a cadeia do comércio exterior.

Todas as nossas atividades são conduzidas em estrita conformidade com a legislação brasileira, incluindo normas da Receita Federal Aduaneira e demais órgãos anuentes competentes.
Importante destacar que a Terra Nova Trading é uma empresa exclusivamente prestadora de serviços, sem qualquer vínculo societário ou administrativo com a empresa Copape/Aster, tampouco integra qualquer organização criminosa.

Esclarecemos ainda que a Copape não é cliente da Terra Nova Trading desde janeiro de 2023, tendo mantido relação comercial por um curto período.

Durante esse tempo, todos os produtos importados por encomenda da Copape – modalidade de importação indireta permitida por lei – foram devidamente certificados pelos órgãos competentes, incluindo a Receita Federal do Brasil.

Reforçamos que a Terra Nova nunca recebeu qualquer auto de infração por parte do governo do estado de São Paulo ou autoridades federais, sendo falsas as alegações nesse sentido.

Dessa forma, reafirmamos que a Terra Nova Trading não praticou qualquer atividade em desacordo com a legislação brasileira, tampouco qualquer ato ilegal durante a prestação de seus serviços.

Como prestadora de serviços de importação em diversos segmentos, a Terra Nova não possui competência nem controle sobre a gestão interna de seus clientes, incluindo o destino dos produtos, mercados de atuação, precificação, estratégias comerciais, entre outros aspectos.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Filho de Lewandowski advoga para empresa acusada de ligação com facção criminosa