O Governo do Amazonas anunciou, nesta segunda-feira (20), que as famílias afetadas pelo desabamento que deixou duas vítimas fatais no bairro Redenção, zona centro-oeste de Manaus, serão cadastradas em programas habitacionais. O governador Wilson Lima (União Brasil) informou que as vítimas serão analisadas para determinar a forma mais adequada de apoio, como a concessão de terrenos ou financiamento de moradias.
O desabamento ocorreu no domingo (19) após fortes chuvas e atingiu quatro casas em uma área de fundo de vale, conhecida pelo risco de deslizamentos. As vítimas fatais foram Jeferson Araújo Pereira, de 32 anos, e sua filha Ester Amorim, de 8 anos, que ficaram soterradas. Outras cinco pessoas, incluindo a esposa de Jeferson, Jhuliana Amorim, de 27 anos, que perdeu a perna direita, foram resgatadas com vida.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atuaram no local para conter riscos de novos deslizamentos, enquanto a prefeitura de Manaus já havia inserido oito famílias da área de risco no Auxílio-Aluguel e fornecido cestas básicas e colchões.
O governo estadual, embora à disposição para apoiar as ações municipais, informou que já realizou as medidas de emergência, incluindo buscas e resgates. A Defesa Civil municipal é responsável pela vistoria das áreas de risco e assistência às vítimas.
Estudos da Defesa Civil apontam que a infiltração causada por uma ligação clandestina de água sobrecarregou a encosta, resultando no desabamento.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Mais
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.