Um grupo de ex-moradores da antiga ocupação Monte Horebe realizou, na manhã desta segunda-feira (14), um protesto em frente à sede da UGPE (Unidade Gestora de Projetos Especiais), na zona Centro-Sul de Manaus, para cobrar do Governo do Amazonas o cumprimento da promessa de moradia feita há mais de cinco anos.
Com cartazes, faixas e palavras de ordem, os manifestantes pediram que o governador Wilson Lima “lembre das famílias do Monte Horebe”, que foram removidas da área em 2020 sob a promessa de serem contempladas com unidades habitacionais. A estimativa é de que mais de 2 mil famílias aguardem até hoje por uma solução definitiva.
“Fomos retirados com a promessa de um lar digno. O que recebemos foi abandono”, disse Ana Cláudia Santos, de 42 anos, uma das líderes do movimento. Segundo ela, o auxílio-aluguel, no valor de R$ 600, não tem sido suficiente para cobrir os preços atuais dos aluguéis em Manaus, que aumentaram consideravelmente nos últimos anos. “Tem gente que nem está mais recebendo o auxílio. Como vamos sobreviver com dignidade assim?”, questionou.
Outros manifestantes também denunciaram a suspensão do benefício por parte do Governo do Estado, agravando ainda mais a situação das famílias que vivem de forma precária e temporária em diferentes bairros da capital.
“Queremos uma resposta concreta. Chega de promessa. São mais de cinco anos de espera, e nada foi entregue”, afirmou João Batista, de 50 anos, que também foi removido da antiga ocupação.
Os manifestantes informaram que novas mobilizações poderão ser realizadas caso não haja um posicionamento oficial do governo nos próximos dias.
Fonte cm7brasil
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.