quinta-feira, 3 de outubro de 2024
Pesquisar

Família denuncia morte de paciente durante apagão no Hospital 28 de Agosto

Família
(Foto: Reprodução)

A queda de energia que se estendeu por mais de 3 horas já foi restabelecida, mas deixou pacientes desesperados

Um paciente, ainda não identificado, morreu após ter uma parada cardíaca, na tarde desta quinta-feira (3), enquanto estava internado no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. A família denuncia que a morte aconteceu no momento que a unidade hospitalar estava sem energia.

A queda de energia que se estendeu por mais de 3 horas já foi restabelecida, mas deixou pacientes desesperados. Segundo relatos o gerador de emergência não operou durante o apagão.

Em nota, a concessionária de energia informou que a interrupção no fornecimento de energia não foi ocasionado  por problemas na rede de distribuição, mas sim “questões internas” do próprio hospital.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que o ‘apagão’ foi ocasionado com o romprimento de uma tubulação da rede de distribuição de água que danificou as instalações elétricas subterrâneas do Hospital.

A assistente social Maria Eva Feitosa estava como acompanhante de um outro paciente no 28 de Agosto quando ficou sabendo do óbito na unidade.

“Ela só não me disse qual o grau de parentesco. Ela chegou e disse ‘acabou de falecer’. Nesse momento não tinha energia. Agora vieram dizer porque ele teve um mal estar, porque ele passou mal. Mas por que foi no momento que faltou energia? Por que um hospital do porte desse aqui não tem um gerador de energia? Se atende praticamente o Amazonas todo,já que vem gente de todo o lugar para cá. E mesmo assim não tem uma subestação de energia. Nós somos de Manacapuru e se em Manacapuru, um hospital pequeno, tem [uma subestação de energia] por que esse aqui não tem? É culpa de quem?”, disse a assistente social.

Por meio de nota, a pasta informou ainda que, como medida de segurança, seis pacientes mais graves serão transferidos para outros hospitais da capital, que também já estão prontos para receber outros pacientes, caso necessário. Técnicos da secretaria também trabalham na recuperação total das instalações elétricas danificadas.

Ao contrário da denuncia da família do paciente, a SES-AM informou, por meio de nota, que não confirmou nenhum óbito.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Família denuncia morte de paciente durante apagão no Hospital 28 de Agosto

plugins premium WordPress