Avião de pequeno porte invadiu o espaço aéreo brasileiro perto da fronteira com o Peru e fez pouso forçado após interceptação da FAB
Um avião de pequeno porte que foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) nesta quinta-feira, 26, às 16h, teve que fazer um pouso forçado na BR-319, no estado do Amazonas, na cidade de Humaitá. Nas redes sociais circula um vídeo feito por um caminhoneiro, que mostra o momento em que a aeronave pegou fogo na pista, logo depois do pouso.
De acordo com a FAB, a aeronave, um modelo Cessna 210, sem número de matrícula, teria invadido o espaço aéreo brasileiro nas proximidades da fronteira com o Peru. O deslocamento do avião foi identificado pelo radar do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA), que em seguida acionou o Comando de Operação Aeroespaciais (COMAE), que enviou caças A-29 super tucano para interceptar a aeronave.
Os caças acionados para interceptar a aeronave chegaram a ordenar a mudança de rota do avião, que estava sem plano de voo, mas foram ignorados. Os ocupantes da aeronave foram avisados que seriam abatidos, então fizeram um pouso forçado nas proximidades do município de Humaitá. Depois do pouso, os ocupantes atearam fogo no avião e fugiram do local.
O major-brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, chefe do Estado-Maior conjunto do Comae, ressaltou que a missão teve eficácia. “A prontidão da Força Aérea Brasileira é permanente, e a nossa habilidade de receber e interpretar dados, assim como de coordenar com as agências do governo é crescente”, disse.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.