Durante a operação, duas famílias foram levadas à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).
Na noite da última quarta-feira (30/04), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Central Integrada de Fiscalização (CIF), realizou uma ação estratégica para combater a exploração do trabalho infantil e situações de mendicância envolvendo crianças e adolescentes em semáforos e ruas de Manaus. A atividade faz parte da operação nacional Caminhos Seguros, deflagrada em todo o país durante o mês de maio.
Durante a operação, duas famílias foram levadas à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e uma terceira foi encaminhada para um abrigo no centro da cidade. A delegada Juliana Tuma, titular da Depca, explicou que o objetivo principal é retirar menores de situações de constrangimento, onde são utilizados para gerar comoção e arrecadar dinheiro.
“Estamos com toda a rede de proteção mobilizada para colocar essas crianças a salvo de ambientes que favorecem o aliciamento para o crime”, afirmou a delegada. A operação tem caráter educativo, preventivo e repressivo.
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio de seu psicólogo Eduardo Machado, destacou que, além da fiscalização, houve orientação psicoeducacional sobre os direitos das crianças e adolescentes. A gerente da Semasc, Geszimar da Silva, pontuou que os dados dos envolvidos estão sendo levantados para direcionamento a políticas públicas e repressão à mendicância.
A ação contou com a participação de diversos órgãos estaduais e municipais, como PMAM, PCAM, Seagi, Seai, Semasc, Seas, Sejusc, Conselho Tutelar, IMMU, Juizado da Infância e Aleam.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
