sexta-feira, 5 de julho de 2024
Pesquisar

Ex-servidor da Aleam é suspeito de disseminar áudio fake do prefeito de Manaus

Um ex-servidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), é um dos suspeitos de disseminar o áudio fake que mostrava o prefeito David Almeida xingando professores que cobravam o pagamento do Fundeb.

As investigações conduzidas pela Polícia Federal culminaram na identificação de um designer, que criou o áudio com uso de Inteligência Artificial, e dois homens que compartilharam o mesmo com a intenção de propagar a fake news.

Um deles era o ex-servidor, que não teve o nome revelado. “Duas pessoas (sendo uma o ex-servidor), compartilharam o áudio, agente vai verificar se essas pessoas também participaram do processo de criação ou se eles apenas compartilharam em vista de prejudicar a imagem do prefeito de Manaus”, diz o delegado Rafael Grummt.

A PF esclarece que tudo o que é feito a partir de qualquer computador ou qualquer dispositivo eletrônico sempre deixa um rastro, uma pista, mesmo que o autor utilize da “deep web” para isso. 

Para o delegado está claro que a produção e a propagação do áudio fake tem motivação política.

“Embora se utilize de Inteligência Artificial, ela deixa rastros. Então o pleito eleitoral tem que acontecer de forma livre e justa, que as pessoas consigam votar e ter consciência dos atos dos políticos sem a interferência de uma fake news”, ressalta.

Deixe o seu Comentário

Ex-servidor da Aleam é suspeito de disseminar áudio fake do prefeito de Manaus

plugins premium WordPress