Agenor Tupinambá ficou famoso ao compartilhar vídeos com a capivara Filó e recebeu hoje (18) notificações infracionais e multas que somam aproximadamente R$ 17 mil
O digital influencer Agenor Tupinambá, 23 anos, morador do município de Autazes (distante 113 quilômetros em linha reta), recebeu nesta terça-feira (18) uma notificação emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após denúncia oriunda de fora do Amazonas acusando o jovem de maus-tratos contra animais.
Ele conquistou visibilidade na internet ao compartilhar nas redes sociais o dia a dia ao lado da capivara ‘Filó’ e também demais animais onde vive. Os autos de infração somam uma multa no valor de R$ 17 mil.
Por meio de nota emitida nas redes sociais, o jovem afirma que foi obrigado a retirar os vídeos ao lado da capivara Filó, gravados em um centro de tratamento animal, sob acusação de retirá-la do habitat animal.“Se tem alguém que mora no habitat natural de alguém sou eu, não os animais. Eu abro a janela e lá estão o rio, a floresta e os animais. Eu que estou de passagem nesse lugar. E escolhi ser um guardião e não um criminoso”, diz Tupinambá.
Conforme consta nos Autos de Infração divulgados, o jovem é acusado de praticar maus-tratos, exploração de imagem de animais mantidos em situação de abuso e utilização de faunas silvestres e exposição em redes sociais.“De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus tratos e exploração contra animais. Também fui acusado de matar um animal do qual todos são testemunhas que eu só dediquei amor e fiz tudo que podia para preservar sua vida”, continuou a nota.
Mais cedo, a reportagem de A CRÍTICA tentou contato por telefone com o jovem influencer. A irmã do rapaz informou que ele está muito abalado com toda a situação, se pronunciando apenas por meio de nota. “Até então resolveu ficar isolado. Está muito abalado. Passou mal, chegou a vomitar e teve crise de pânico”, detalhou a jovem. Também procuramos o Ibama para um posicionamento acerca das denúncias e até o momento não tivemos retorno e o espaço segue aberto.
Apoio
O prefeito do município de Autazes, Andreson Cavalcante, em vídeo declarou apoio incondicional e solidariedade ao Agenor. O gestor municipal ressaltou que os animais do sítio estão no habitat natural, no mato, e que no Amazonas é muito comum no interior os moradores conviverem com animais variados, dependendo da espécie.“Eu quero aqui como Prefeito de Autazes prestar minha solidariedade e colocar à disposição. Nós temos tantos assuntos importantes para discutir (…) E denunciaram um jovem talentoso, estudante e que se identifica com a natureza e os animais. É muito triste”, declarou.
*Com informações acritica
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.