Com estruturas modernas e qualificação de excelência, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) prepara unidades para calendário letivo de 2023. A expectativa para este ano é que 175 mil vagas sejam abertas nas modalidades de cursos técnicos e de qualificação profissional, em todo o estado.
De acordo com a diretora-presidente do Cetam, Hellen Matute, as unidades estão preparadas para receber os novos alunos. Além disso, a projeção é que a oferta de vagas supere o número alcançado no ano anterior.
“Em 2022, a nossa meta era de 150 mil estudantes e nós superamos essas vagas. Em 2023, nós estipulamos uma meta de 175 mil vagas e, pelo andar dos trabalhos, a projeção é que a gente supere essa marca também porque além dos cursos técnicos, temos também os cursos de qualificação”, explicou.
Novas unidades
Desde 2019, o Cetam inaugurou novas unidades para facilitar o acesso da população e ampliar a oferta de vagas. Dentre elas está o Centro Cultural Aníbal Beça, inaugurado em novembro de 2022, na zona leste de Manaus. O local dispõe de estrutura com dez salas de aula, um laboratório maker, sala de música, duas bibliotecas e laboratórios técnicos equipados.
“A proposta é que seja uma escola que atenda a comunidade, as necessidades da zona leste, principalmente frequentada por alunos da zona leste”, pontuou Kelly Sato, coordenadora da unidade do Cetam Aníbal Beça.
Aos 41 anos, a aluna Kelly Silva vislumbra a possibilidade de um novo empreendimento com o curso de alongamento de unhas. Ela destaca a importância da localização da unidade para que pudesse participar do curso.
“É uma experiência muito boa porque moro aqui perto da escola, me deu a oportunidade de fazer o alongamento das unhas, que é o curso que estou fazendo neste momento. Sempre que posso participo desses cursos de aperfeiçoamento do profissional e o Cetam nos dá essa oportunidade de buscar uma melhoria no empreendedorismo para que a gente possa alcançar nosso objetivo de melhoria financeira”, destacou Kelly Silva.
Balanço
Desde 2019, o Cetam já ofertou mais de 611 mil vagas em vários cursos no Amazonas. Com o Aníbal Beça, já são três unidades inauguradas na gestão Wilson Lima, incluindo a Escola de Educação Profissional – Galileia, também em Manaus, e uma Escola de Educação Profissional – Benjamin Constant. Com isso, são mais de 15 mil novas vagas geradas nesse período.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.