A seca severa causou uma paralisação na Santo Antônio Energia, em Rondônia, uma das maiores hidrelétricas do Brasil, devido ao nível do rio Madeira.
Segundo o comunicado da empresa nesta segunda-feira (2), os níveis da vazão do rio estão 50% abaixo da média histórica. Essa é a segunda paralisação desde 2014 quando houve a cheia histórica do rio Madeira.
“Como reflexo dos baixos níveis de vazão registrados atualmente no Rio Madeira, cerca de 50% da média histórica, a Santo Antônio Energia interrompeu momentaneamente a operação da Hidrelétrica Santo Anônimo, em alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Brasileiro de Meio ambiente (Ibama).”, diz a empresa.
Ainda conforme a Santo Antônio, o objetivo é “preservar a integridade das unidades geradoras de hidrelétrica, por isso a operação foi temporariamente interrompida”.
Mesmo com a paralisação das turbinas, a empresa informou que haverá impacto no fluxo do rio. “O Rio Madeira permanecerá seguindo seu curso natural, com passagem da vazão concentrada no Vertedouro Principal da usina, sem qualquer impacto em seu fluxo natural”.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.