Protesto ocorre no mesmo dia em que o Conselho Nacional Eleitoral proclamou a reeleição de Nicolás Maduro como presidente do país.
Em meio a uma série de protestos que tomaram conta da Venezuela após a proclamação da vitória do presidente Nicolás Maduro para um terceiro mandato de seis anos, manifestantes derrubaram uma estátua feita em homenagem ao seu antecessor, Hugo Chávez. O incidente ocorreu na avenida Shema Saher de Coro, no estado de Falcón, e foi um símbolo da insatisfação popular com o resultado das eleições.
Centenas de pessoas se reuniram nas ruas e fizeram panelaços em suas janelas na noite de domingo e madrugada de segunda-feira, em resposta à reeleição anunciada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que é amplamente visto como aliado do chavismo. A declaração da vitória de Maduro, com 51% dos votos contra 44% de seu principal opositor, González, foi feita com apenas 80% das urnas apuradas.
Imagens que circularam nas redes sociais e na mídia mostraram manifestantes cercando a estátua de Chávez antes de derrubá-la. Este ato de desobediência civil foi um dos momentos mais emblemáticos dos protestos, refletindo a profunda divisão política no país.
A oposição, liderada por María Corina, denunciou a eleição como fraudulenta. Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã de segunda-feira, Corina afirmou que González foi o verdadeiro vencedor das eleições, obtendo 70% dos votos. Ela anunciou González como o novo presidente da Venezuela, desafiando diretamente o resultado oficial proclamado pelo CNE.
🇻🇪 | FRAUDE EN VENEZUELA
— UHN Plus (@UHN_Plus) July 29, 2024
Así quedó la estatua de Hugo Chávez en el estado Falcón, hecha escombros durante la protesta contra el fraude de Maduro. pic.twitter.com/Z1DWOKXcpR
A comunidade internacional também expressou preocupações sobre a transparência e a legitimidade do processo eleitoral. Muitos países e organizações já se manifestaram pedindo uma investigação independente para apurar as alegações de fraude.
Enquanto isso, a situação no país permanece tensa, com a população dividida entre o apoio ao governo de Maduro e a demanda por mudanças liderada pela oposição.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.