Contrabando internacional de ouro é considerado o maior esquema de trafico e contrabando do Brasil.
Entenda o caso:
De acordo com a Polícia Federal, as transportadoras contratadas para o envio das mercadorias escondiam o ouro contrabandeado no interior dos caminhões, que entravam em Roraima sem passar pelos procedimentos de fiscalização necessários e sem efetuar o pagamento dos impostos devidos.
O ouro então era vendido a outros participantes do esquema, que repassavam o minério para empresas especializadas na exploração e venda de ouro. Essas empresas, por sua vez, realizavam o pagamento às empresas de alimentos dos estados de Roraima e do Amazonas.
Após o pagamento às empresas de alimentos, o ouro era comprado novamente por outros integrantes do esquema e enviado para empresas atuantes no ramo de exploração de minério aurífero. Essas empresas eram as responsáveis por concretizar o pagamento aos supermercados e às distribuidoras de alimentos.
Diversos empresários de supermercados de Manaus estão no esquema além dos citados nesta operação desta quarta (20).
A investigação começou após a prisão em flagrante de uma pessoa que transportava 35 kg de ouro e pretendia entregar a dois norte-americanos, sócios de uma empresa em Nova York.
Investigadores descobriram que a organização criminosa compra ouro de terras indígenas e retira de leitos de rios com o uso de dragas. Por meio de fraude, declara que o ouro foi extraído em permissões de lavra garimpeira regularmente constituídas.
Em outra operação, também deflagrada nesta quarta e denominada Eldorado, a PF prendeu suspeitos de liderarem um esquema de contrabando e venda de ouro extraído de garimpos ilegais na Terra Indígena (TI) Yanomami e em em território amazônico da Venezuela. A suspeita é que os criminosos movimentaram quase R$ 6 bilhões com a mineração ilegal.
Ainda hoje o Portal CM7 atualizará os nomes dos envolvidos e as empresas do esquema.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.