A Acadêmicos de Niterói terminou em último lugar e foi rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro na apuração desta quarta-feira (18). A escola, que estreava na elite, recebeu apenas duas notas 10 ao longo da avaliação.
Com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a escola contou a trajetória do presidente Lula: infância no Nordeste, migração para São Paulo, trabalho como torneiro mecânico, liderança sindical e chegada à Presidência.
A comissão de frente representou a rampa do Palácio do Planalto, remetendo à posse mais recente de Lula, e trouxe personagens como Alexandre de Moraes, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro. O carro abre-alas retratou o agreste pernambucano, região natal do presidente. Outro carro apresentou críticas às políticas sociais do governo Bolsonaro e referências à prisão de Lula.
O maior problema ocorreu na dispersão: alegorias ficaram presas na saída da avenida, causando correria e permanecendo no local mesmo após o fim do desfile. A Imperatriz Leopoldinense, que vinha em seguida, afirmou ter sido prejudicada pelo atraso — um fator que pesou na avaliação final.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
