sexta-feira, 4 de julho de 2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Empresa ligada aos irmãos Batista conclui aquisição de 12 usinas da Eletrobras no Amazonas

irmãos Batista
Foto reprodução

O negócio foi assinado e anunciado em junho de 2024.

A Âmbar Energia, controlada pelo grupo J&F dos irmãos Joesley e Wesley Batista, concluiu nesta quarta-feira (14) a aquisição de 12 usinas termelétricas no Amazonas, que pertenciam à Eletronorte, subsidiária da Eletrobras. As usinas adquiridas incluem: Mauá III, Rio Negro (em projeto), Aparecida, Anamã, Anori, Codajás, Caapiranga, Cristiano Rocha, Manauara, Jaraqui, Tambaqui e Ponta Negra, com capacidade instalada total de 1.559 megawatts (MW).

Todas estão localizadas em municípios amazonenses e são operadas a partir do gás natural, considerado uma alternativa menos poluente entre os combustíveis fósseis.

“Esta transação amplia nosso parque gerador com ativos estratégicos para nosso portfólio, que são fundamentais para a segurança energética”, afirma o presidente da Âmbar Energia, Marcelo Zanatta.

O negócio foi assinado e anunciado em junho de 2024. A conclusão da venda da UTE Santa Cruz (500 MW), no Rio de Janeiro, também parte do portfólio da Eletrobras, aguarda a aprovação regulatória.

Sobre os Batista
O avanço da Âmbar sobre o setor energético ocorre mesmo com empresários ligados a empresa envolvidos em denúncias graves de corrupção. Joesley e Wesley Batista foram presos em 2017 após usarem informações privilegiadas da própria delação premiada para lucrar no mercado financeiro. Os empresários chegaram a admitir pagamento de propina a políticos e foram denunciados pelo Ministério Público Federal em 2020 por lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa.

Apesar do histórico criminal e do envolvimento em um dos maiores escândalos da Lava Jato, a J&F segue expandindo seus negócios com aval do mercado e acesso facilitado a ativos públicos estratégicos, como agora ocorre no setor de energia do Amazonas.

Atualmente, segundo a revista Forbes, cada um possui um patrimônio estimado em US$ 3,9 bilhões, consolidando-se como alguns dos empresários mais ricos do país. Eles conseguiram terminar suas pendências com a Justiça e receberam a benção de políticos e do próprio presidente Lula.

*Fonte ampost


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Empresa ligada aos irmãos Batista conclui aquisição de 12 usinas da Eletrobras no Amazonas

plugins premium WordPress