A ausência deixa visível o racha entra o prefeito David Almeida e o governador Wilson Lima, aliados nas eleições passadas e agora cada vez mais afastados para as eleições deste ano
Nesta quinta-feira (1), o governador Wilson Lima (UB) realizou a leitura da Mensagem Governamental na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A cerimônia é um evento anual em que o chefe do Executivo estadual faz a Leitura da Mensagem Governamental Anual na abertura dos trabalhos legislativos no Poder Legislativo Esadual.
No discurso, o governador tradicionalmente faz um levantamento de metas, ações e prioridades da administração estadual. Mas, ao contrário dos anos anteriores e sem seguir uma tradição de décadas, o prefeito de Manaus não compareceu ao evento político e muito menos enviou um de seus representantes, expondo um racha entre o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima, antes aliados nas eleições estaduais passadas e agora visivelmente em lados opostos nas eleições municipais deste ano. .
Seguindo o Artigo 54 da Constituição do Estado, a sessão inaugural de cada ano legislativo é marcada pelo recebimento e apresentação da mensagem do governador, com um discurso em que o chefe do executivo trata da situação do Estado e aponta medidas de interesse da sua gestão.
Mais do que um discurso, a leitura da mensagem é um evento político. Tradicionalmente, autoridades e políticos se reúnem na solenidade, dentre eles o prefeito da capital amazonense. No ano passado, quando já se sabia do distanciamento entre o prefeito e governador por conta de desentendimentos, David Almeida também não esteve na Leitura da Mensagem Anual do governador, mas enviou pelo menos o secretário municipal de limpeza pública, Sabá Reis, para representá-lo. Mas, este ano, nem foi e nem mandou nenhum representante do Executivo municipal e até mesmo deputados de seu partido, como Mayra Dias e Wanderley Oliveira, ambos do Avante, também não compareceram.
Em seu discurso, Wilson Lima (UB), afirmou que é cobrado sobre seu posicionamento nas eleições, mas que só falaria isso no momento certo. Após, fez uma série de elogios ao comando de Roberto Cidade (UB) na Aleam.
Sem representantes da prefeitura, a mesa foi composta pelas seguintes autoridades:
- Tadeu de Souza, vice-governador do Amazonas
- Joana dos Santos Meireles, presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas,
- Fausto Junior, deputado federal licenciado e atual secretário estadual de desenvolvimento urbano.
- Alberto Rodrigues do Nascimento Junior, procurador-geral de justiça do estado do Amazonas
- Caio André, presidente da Câmara Municipal de Manaus.
- Yara Lins, presidente do Tribunal de Contas do Amazonas.
- Manoela Veiga Antunes, defensora pública geral do estado do Amazonas.
- General Washington Rocha Triani, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia.
*Com informações radaramazonico
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.