Testemunhas relataram que o condutor ignorou placas que indicam limite de velocidade
Um grave episódio envolvendo a fauna silvestre foi registado na noite de sexta-feira (26), na avenida Ephigênio Salles, zona centro-sul de Manaus. Dezenas de periquitos foram atropelados após a passagem de um veículo de grande porte que circulava em velocidade acima do permitido e em desacordo com a sinalização da via.

Testemunhas relataram que o condutor ignorou placas que indicam limite de velocidade, restrição para veículos pesados na faixa esquerda e alerta para a presença frequente das aves na região. Com o impacto, muitos periquitos que estavam nas árvores às margens da avenida foram lançados para a pista, resultando em mortes imediatas e ferimentos graves.

Um servidor da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), que passava pelo local no momento do ocorrido, iniciou o resgate dos animais feridos com o apoio de outros condutores. Os periquitos que ainda apresentavam sinais vitais foram recolhidos, enquanto os corpos dos que morreram foram retirados da via para evitar novos atropelamentos.

As aves resgatadas foram levadas ao Hospital Público Veterinário, onde receberam atendimento de emergência. Mais de 15 periquitos deram entrada na unidade, com diagnósticos de fraturas, traumatismos e múltiplas lesões provocadas pelo impacto.
A secretária da Sepet, Joana Darc, lamentou o ocorrido e classificou o episódio como resultado de imprudência. Ela também apelou à população para que ajude a identificar o veículo envolvido, a fim de que o responsável seja responsabilizado. Denúncias podem ser feitas pelo número (92) 98127-0070.
O caso poderá ser enquadrado como crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998, além de infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro. As circunstâncias serão apuradas para eventual responsabilização do condutor.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
