17/01/2026
Pesquisar

Desfile de 7 de Setembro tem fraca reação do público no governo Lula

Foto reprodução

Enquanto que no governo Bolsonaro ia uma multidão para Brasília neste ano teve uma baixa participação popular.

O Desfile de 7 de Setembro, em Brasília, deste ano foi marcado pela fraca reação do público nos momentos em que foram executados os hinos Nacional e da Independência além da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no tradicional Rolls Royce mas sem nenhum discurso.

Metade das arquibancadas foi ocupada por funcionários “convidados”, tanto do governo quanto do Governo do Distrito Federal. Na outra metade, apareceram famílias, a maioria de estudantes e militares que desfilaram, e parte dos eleitores do Partido dos Trabalhadores.

O campo central da Esplanada dos Ministérios ficou mais cheio no final, com a exibição de veículos e armas militares. Poucas pessoas vestiam a camisa dourada da seleção brasileira de futebol.

Cerca de 50 mil pessoas acompanharam o desfile. Nos últimos anos, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a comemoração da Independência reunia mais pessoas, especialmente apoiadores, com caminhões de som, que foram proibidos este ano.

Bolsonaro e seus filhos se manifestaram nas redes sociais relembrando que no ano passado foi uma multidão para Brasília prestigiar o Desfile.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Desfile de 7 de Setembro tem fraca reação do público no governo Lula