sexta-feira, 5 de julho de 2024
Pesquisar

Deputado Roberto Cidade reúne apoio de governistas e oposição

Com votos de 24 deputados, deputado estadual Roberto Cidade não deve ter sequer chapa concorrente para presidência da ALE-AM

O deputado estadual Roberto Cidade (UB) caminha para ser reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), no próximo dia 1° de fevereiro. Com  voto de todos os 24 deputados estaduais, ele não deve ter chapa concorrente e a disputa deve ficar à cargo das demais vagas para a Mesa Diretora. 
 
Com a eleição praticamente garantida, Roberto Cidade conta com o voto inclusive de deputados da oposição ligados ao senador Eduardo Braga (MDB) e ao ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania). A negociação pelos cargos da Mesa Diretora ocorrer entre deputados mais alinhados ao governador Wilson Lima (UB). Ao todo são 10 cargos divididos entre vice-presidente e corregedor. 

Composição

A deputada estadual reeleita Joana Darc (UB), líder do governador Wilson Lima (UB), durante metade da legislatura passada, afirmou ao A CRÍTICA que tem o interesse de fazer parte da Mesa Diretora e relata que está conversando com o presidente sobre o assunto. Questionada sobre qual cargo almeja, a deputada afirmou que ainda não foi definido. 

“Estamos conversando. Não fiz parte durante o mandato passado, mas com a representatividade da mulher mais votada da história do Amazonas, a primeira na capital e a segunda no interior, seria interessante ter essa representatividade na Mesa Diretora”, contou a deputada.

Ela lembra que não votou em Cidade na legislatura anterior, mas que desta vez irá votar  por convicção porque segundo ela, Roberto “tem sido um ótimo presidente”.

Joana e Cidade já tiveram a relação estremecida depois que a parlamentar o acusou de ter comprado o voto de seus pares na eleição para o comando da Casa realizada no final de 2020.

Proporcionalidade

Outro nome que desponta para concorrer a cargos na Mesa é o do deputado Abdala Fraxe (Avante). À reportagem, o deputado confirmou que negocia para ser o nome do Avante na primeira vice-presidência da Casa.
Abdala explicou que a distribuição dos cargos é feita do ponto de vista da proporcionalidade partidária. Depois do União Brasil (UB), partido do governador Wilson Lima, o Avante  foi o que mais elegeu deputados com quatro parlamentares.

“Temos esse propósito pela questão da proporcionalidade. O partido do presidente Roberto elegeu seis deputados e outro que mais elegeu foi o nosso com quatro. Pela proporcionalidade, estamos tendo essa conversa com o presidente e com outros pares também porque isso não pode ser apenas um desejo individual nosso”, narrou Abdala.

O Avante é encabeçado no Amazonas pelo prefeito de Manaus, David Almeida. Caso a negociação avance, David, que já foi deputado estadual, terá um nome seu na segunda cadeira mais importante do Legislativo.

Abdala Fraxe garante que Roberto Cidade disputa sem nenhuma concorrência a reeleição. Segundo ele, nomes da oposição como o do deputado Wilker Barreto (Cidadania) votarão no atual presidente. “Não é uma possibilidade. É certeza mesmo que ele será aclamado. Todos eles já gravaram vídeo de apoio para o presidente e em relação a isso não tem mais discussão não”, assegurou Fraxe. 

Novatos afirmam não haver troca de favores

Os deputados de primeiro mandato Dan Câmara (PSC) e Débora Menezes (PL) afirmaram que não condicionaram apoio à reeleição de Cidade a cargos na Mesa Diretora ou presidência de comissões temáticas. 
 
Dan Câmara, que é coronel da Polícia Militar, ex-comandante da instituição, não deixou claro se negocia comando de alguma comissão temática. 

Por ser coronel, a Comissão de Segurança Pública, atualmente presidida por Cabo Maciel (PL), pode ser o caminho natural. Ele se limitou a dizer que vota em Cidade por conta do trabalho realizado por ele. 
 
“Com relação a comissões, acredito que meu currículo, histórico e expertise devem me conduzir a uma comissão aderente a meu perfil e sempre com foco na oferta de resultados com qualidade que atenda aos anseios da sociedade”, pontuou o coronel. 

Já Débora Menezes não escondeu a vontade de integrar a Mesa Diretora, mas salientou através de nota encaminhada à reportagem, que isso dependerá do apoio de colegas parlamentares. 

*Com informações acritica

Deixe o seu Comentário

Deputado Roberto Cidade reúne apoio de governistas e oposição

plugins premium WordPress