A criança foi levada ao hospital após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Um desafio divulgado nas redes sociais terminou em tragédia no Distrito Federal. A pequena Sara Raíssa Pereira, de apenas 8 anos, morreu após inalar gás de desodorante aerossol ao participar de uma “brincadeira” conhecida como “desafio do desodorante”, popularizada no TikTok.
A menina foi socorrida e levada ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC) na última quinta-feira (10), após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Segundo informações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), ela chegou a ser reanimada após cerca de uma hora de tentativas da equipe médica, mas acabou sofrendo morte cerebral.
O óbito foi oficialmente declarado três dias depois.
Investigação policial
A 15ª Delegacia de Polícia, responsável pelo caso, instaurou inquérito para apurar as circunstâncias que levaram à morte de Sara. A principal linha de investigação busca identificar como a criança teve acesso ao vídeo do desafio e se é possível responsabilizar criminalmente quem o publicou.
De acordo com o delegado João de Ataliba, os envolvidos poderão responder por homicídio duplamente qualificado — por meio que pode causar perigo comum e por ter sido praticado contra menor de 14 anos. A pena pode chegar a 30 anos de prisão.
“Através do inquérito policial instaurado, a PCDF visa esclarecer como a criança teve acesso ao referido desafio e identificar o responsável por sua publicação, o qual, a depender das circunstâncias, poderá responder pelo crime de homicídio duplamente qualificado (através de meio que pode causar perigo comum e por ter sido praticado contra menor de 14 anos de idade), cuja pena pode alcançar os 30 anos de prisão”, afirmou a autoridade policiail.
Comoção e solidariedade
A família da vítima, abalada pela perda, iniciou uma campanha solidária para arrecadar fundos destinados ao funeral da criança. Sem recursos para custear os procedimentos, os pais divulgaram uma chave Pix para doações: 61993086397, em nome de Fabiana Pereira Brandão.
“A pequena Sara Raíssa deixou uma lacuna no coração de seus familiares”, escreveu um parente em uma rede social.
A morte de Sara acende um novo alerta para os perigos dos desafios virais entre crianças e adolescentes, e reforça a necessidade de uma vigilância mais ativa por parte das famílias e plataformas digitais.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Mais
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.