Forte chuva que atingiu Manaus também passou por Presidente Figueiredo deixando estragos.
Uma cratera engoliu parte de uma rua na Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, durante a forte chuva que atingiu Manaus na manhã desta terça-feira (13) de Carnaval. Não há registro de vítimas.
Segundo os moradores do local, a cratera se formou há cerca de quatro anos, quando um barranco próximo começou a ceder. Com isso, a comunidade passou a conviver com o medo do buraco ‘engolir’ o restante da pista.
Durante a madrugada, a cratera que já era grande, ficou ainda maior. De acordo com os moradores, pelo menos cinco metros de pista foram arrastados barranco abaixo.
Um dos moradores do local, identificado como Paulo, disse que a erosão existe no local há 9 anos, mas o problema se agravou nos últimos anos. “De 4 anos para cá, a erosão aumentou e nesses últimos dias de chuva, o buraco se aproximou da casa da nossa vizinha”, disse.
Os moradores ainda lembram que um poste foi engolido pela erosão e rolou barranco abaixo. Segundo eles, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Defesa Civil Municipal já foram alertadas, mas, até o momento, nenhum providência foi tomada.
“Essa rua, recentemente, passou pelo Programa Asfalta Manaus, mas de uns tempos para cá, o asfalto já foi engolido pela cratera. Os órgãos competentes sabem, mas ainda não fizeram nada para intervir”, completou Paulo.
Nathália Barbosa é uma das moradoras que teme pela vida. “Minha casa é a mais afetada pela erosão. O buraco está há pouco mais de 1 metro de engolir a minha casa. Esse é um problema antigo. Estou até de mudança de casa por temer pela vida. Quando vão tomar alguma providência”, alertou a moradora.
A reportagem aguarda posicionamento da Seminf e da Defesa Civil Municipal.
A chuva também causou estragos na Zona Sul de Manaus. Na Avenida Alfredo Paes Barreto, no Petrópolis, parte da via ficou intransitável, após o sistema de drenagem não conseguir escoar a água que caía na pista.
No Beco Nonato, na Praça 14, a situação foi a mesma. A água do igarapé subiu e complicou a vida de quem precisou sair cedo para trabalhar.
Segundo a Defesa Civil do Amazonas, a Zona Leste de Manaus foi a mais atingida pela chuva. Só na Colônia Antônio Aleixo choveu cerca de 78 mm, enquanto no Jorge Teixeira foram 51 mm.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Mais