Após 24 horas de combate intenso, o Corpo de Bombeiros do Amazonas conseguiu controlar o incêndio de grandes proporções que atingiu as fábricas da Effa Motors e da Valfilm da Amazônia, localizadas no Distrito Industrial 2, Zona Leste de Manaus. O fogo, que começou na tarde de terça-feira (5), foi finalmente confinado na tarde desta quarta-feira (6), segundo informações oficiais.
“O fogo está controlado e confinado. As chamas não estão extintas como é possível observar, mas não há risco de propagação”, afirmou o subcomandante de operações do Corpo Militar de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), coronel Helliton Borges, durante coletiva de imprensa no local do incêndio.
A ocorrência mobilizou dezenas de bombeiros, viaturas e equipamentos especializados, mas o desafio enfrentado pela corporação foi agravado pela presença de materiais altamente inflamáveis e tóxicos nos galpões das fábricas. De acordo com o coronel Borges, mesmo com o uso de tecnologias avançadas de combate a incêndios, a natureza dos produtos armazenados dificultou o controle rápido das chamas.
“Trata-se de um material de altíssima inflamabilidade, tóxico, que por mais que tenhamos trazido todos os materiais que existem no mundo de combate a incêndio, ainda assim haverá esse tempo que está ocorrendo, que nós estamos enfrentando nesse momento”, explicou o oficial.
O fogo teve início por volta das 12h de terça-feira na Effa Motors, uma fábrica de origem uruguaia especializada em veículos automotores. As chamas rapidamente se espalharam e atingiram a Valfilm da Amazônia, indústria voltada à produção de plásticos, potencializando o risco ambiental devido à queima de insumos contaminantes.
Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Manaus classificou o caso como desastre ambiental. As Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmasclima) estão monitorando os impactos da fumaça tóxica e da contaminação do ar e solo, especialmente nos bairros adjacentes ao polo industrial afetado.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.