A análise pode definir o andamento dos processos, que podem resultar em punições que vão de advertência à cassação de mandato.
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira (2), às 14h30, no plenário 11, para analisar pareceres referentes a denúncias de quebra de decoro envolvendo três parlamentares da esquerda: Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara; André Janones (Avante-MG); e Guilherme Boulos (Psol-SP).
A análise pode definir o andamento dos processos, que podem resultar em punições que vão de advertência à cassação de mandato, dependendo da gravidade dos atos atribuídos aos deputados.
Lindbergh Farias: duas representações
O líder petista responde a dois processos:
- REP 9/25 – O partido Novo o acusa de divulgar, em redes sociais, imputações falsas contra o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS).
- REP 12/25 – O PL afirma que Lindbergh ofendeu o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) e defendeu sua cassação em manifestações públicas.
André Janones: três denúncias
O deputado André Janones é alvo de três representações:
- REP 3/25 – A Mesa Diretora o acusa de ofensas ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e provocações à bancada do PL durante sessão de 9 de julho de 2025.
- REP 8/25 – O PL alega que Janones exigiu que servidores devolvessem parte dos salários para financiar sua campanha.
- REP 14/25 – Também movida pelo PL, aponta ofensas graves contra Gustavo Gayer em redes sociais.
Guilherme Boulos: acusação por ofensas
Guilherme Boulos (Psol-SP) é investigado na REP 13/25, protocolada pelo PL, por supostamente ofender parlamentares da legenda durante reunião do Conselho de Ética realizada em abril deste ano.
A sessão desta terça-feira deve avaliar os pareceres preliminares e definir se os processos seguirão para instrução, serão arquivados ou terão pedido de vista. A reunião promete debates intensos, dada a relevância política dos envolvidos.
*Fonte ampost
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
