31/07/2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Confronto entre Tailândia e Camboja deixa 11 mortos; veja vídeos

Tailândia e Camboja
Foto reprodução

 Uma disputa territorial histórica entre Tailândia e Camboja evoluiu para um confronto armado nesta quinta-feira (24), deixando ao menos 11 civis mortos e 14 feridos, segundo autoridades tailandesas. A Reuters informou que o exército da Tailândia enviou um jato de combate F-16, que bombardeou um alvo militar em território cambojano, intensificando a crise.

De acordo com a Associated Press (AP), transmissões ao vivo feitas na Tailândia mostraram moradores em pânico, abandonando suas casas e se abrigando em bunkers de concreto enquanto explosões eram ouvidas na região. O conflito se concentra na área do antigo templo Prasat Ta Muen Thom, localizado entre a província tailandesa de Surin e a província cambojana de Oddar Meanchey. Cada país acusa o outro de ter disparado os primeiros tiros.

Na noite de quarta-feira (23), a Tailândia retirou seu embaixador de Phnom Penh e anunciou a expulsão do embaixador cambojano em Bangcoc. A decisão foi tomada após dois soldados tailandeses perderem membros ao pisar em minas terrestres supostamente instaladas recentemente em uma área de disputa. As autoridades afirmam que os explosivos são de fabricação russa e não pertencem ao arsenal tailandês. Camboja negou as acusações, classificando-as como “infundadas” e alegando que muitos artefatos explosivos ainda são remanescentes de conflitos do século XX.

Segundo a AP, a medida também foi uma retaliação ao fechamento de postos fronteiriços no nordeste da Tailândia, agravando ainda mais as tensões.

A Tailândia e o Camboja disputam a soberania de áreas ao longo de uma fronteira de 817 km há mais de um século. Confrontos esporádicos já deixaram diversas vítimas, incluindo uma semana de bombardeios em 2011. As tensões atuais reacenderam em maio, quando a morte de um soldado cambojano em um breve tiroteio desencadeou uma crise diplomática.

A crise é alimentada por sentimentos nacionalistas e turbulências políticas internas. A primeira-ministra tailandesa foi suspensa do cargo em 1º de julho e enfrenta investigação por supostas violações éticas relacionadas à condução da disputa fronteiriça.

Veja os vídeos:


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Confronto entre Tailândia e Camboja deixa 11 mortos; veja vídeos

plugins premium WordPress