quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Pesquisar

Com caso Filó, Agenor atinge 2 milhões de seguidores no Instagram

(Foto: TikTok/Reprodução)

Influenciador digital aumentou o engajamento na rede social em poucos dias após imbróglio com o Ibama

O fazendeiro e influenciador digital do município de Autazes (AM), Agenor Tupinambá, de 23 anos, alcançou a marca de 2 milhões de seguidores no Instagram após a repercussão do caso da capivara Filó.

Desde que o Ibama autuou e multou Tupinambá, no dia 18 de abril, por maus-tratos e exploração da imagem de animais silvestres e outros crimes ambientais, o engajamento dele começou a subir na plataforma, e contou com a ajuda da deputada estadual Joana Darc (União Brasil). 

Com o receio de Agenor em sofrer mais autuações e multas do Ibama, a parlamentar virou uma porta-voz do influenciador e passou a marcar ele em postagens no Instagram. Darc também produziu a maioria do conteúdo que apareceu nas últimas semanas no feed e Stories do perfil oficial de Tupinambá. 

O fazendeiro, inclusive, foi obrigado pelo órgão federal a apagar os vídeos da sua rotina com a capivara e outros animais. Em fevereiro, as imagens viralizaram nacionalmente, principalmente no TikTok, onde ele tem mais de 1,8 milhão de seguidores até o momento.

E com o risco de ter Filó apreendida pelo instituto, Agenor Tupinambá decidiu entregar a capivara no dia 27 de abril no Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), na sede do Ibama, em Manaus. Nesta data, o número de seguidores do influenciador digital no Instagram bateu o primeiro milhão.  

E em apenas três dias que Filó permaneceu no Cetas, Tupinambá ganhou mais 1 milhão de admiradores na rede social, que virou o principal canal de informações sobre o imbróglio envolvendo o fazendeiro e o Ibama.

Atualmente, ele tem 2,1 milhões de seguidores no Instagram, com vídeos que também ultrapassam milhões de visualizações. 

Um exemplo é o vídeo sobre a decisão da Justiça Federal, no sábado (29/04) que concedeu a guarda provisória de Filó para o influenciador e solicitou do Ibama a devolução imediata do animal para o novo tutor.

Nesta segunda-feira (1º), um dia depois de Agenor recolher a capivara do Cetas, a publicação sobre a ordem judicial tinha 4.150.958 visualizações até às 11h da manhã e 70,5 mil comentários. 

Uma prova da força do engajamento de Tupinambá nas redes sociais foi a vaquinha online aberta por ele na sexta-feira passada para pagar a multa de R$ 17 mil do Ibama pela morte de uma preguiça-real. Em menos de 24 horas, a meta foi ultrapassada em quase 500% (493%) com uma arrecadação de R$ 83.834,65.

Mas ao participar de uma live no domingo (30/04) à noite no perfil da deputada Joana Darc no Instagram, Agenor Tupinambá revelou que a fama causa preocupação. Ele teme sofrer um cancelamento na internet mesmo com todo o apoio do público nas redes sociais e os milhões de seguidores na plataforma.

Uma consequência do aumento do engajamento nas redes sociais de Tupinambá está no surgimento de perfis fakes. O influenciador digital denunciou na live que surgiram várias contas falsas dele no Instagram em busca de fama e ajuda financeira.    

*Com informações acritica


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Com caso Filó, Agenor atinge 2 milhões de seguidores no Instagram

plugins premium WordPress