Com a demissão, o ex-secretário fica proibido de assumir qualquer cargo público pelos próximos cinco anos.
A Controladoria-Geral da União (CGU) demitiu, oficialmente, o ex-secretário da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes, conforme publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira (1º). A motivação da penalidade não foi detalhada no documento, mas a decisão encerra o processo disciplinar aberto contra o ex-gestor.
Julio Cesar ganhou notoriedade por sua atuação na tentativa de liberar as joias sauditas destinadas ao então presidente Jair Bolsonaro, retidas pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos. À época, ele foi acusado de pressionar servidores para autorizar a entrada irregular dos itens de alto valor.
Com a demissão, o ex-secretário fica proibido de assumir qualquer cargo público pelos próximos cinco anos, conforme determina a legislação disciplinar.
O caso das joias segue em investigação. No ano passado, Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal, sob suspeita de envolvimento em um esquema de desvio dos presentes oficiais recebidos em viagens ao exterior. Segundo a PF, os valores podem chegar a R$ 6,8 milhões.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
