Em cima de uma passarela, os organizadores hastearam um grande banner com os dizeres: “Fora Lula! Buzine”.
Na tarde desta quarta-feira (24), manifestantes voltaram às ruas de Manaus para protestar contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O ato ocorreu na movimentada Avenida Djalma Batista, no bairro Chapada, zona Centro-Sul da capital amazonense, com bandeiras do Brasil e cartazes em tom crítico.
Em cima de uma passarela, os organizadores hastearam um grande banner com os dizeres: “Fora Lula! Buzine”, convocando os motoristas a se manifestarem com sons de buzina. Vestidos de verde e amarelo, os manifestantes também circularam entre os carros exibindo cartazes contra o governo federal e o STF.
Este não foi um evento isolado. Apenas três dias antes, na segunda-feira (21), outro buzinaço com os mesmos alvos foi registrado em Manaus, convocado por meio de stories no perfil do PL Amazonas no Instagram. A publicação dizia: “Buzinaço fora Lula e Moraes 21/07. Hoje eu vou! Manaus-AM”.
Os protestos fazem parte de uma série de mobilizações promovidas por grupos conservadores e simpatizantes da direita amazonense. Em 18 de junho, um ato semelhante foi realizado na Avenida das Torres pelo movimento “Direita no Amazonas”. Já em 13 de março, a Avenida Djalma Batista também foi palco de um protesto com características semelhantes, voltado contra o governo Lula.
Os organizadores alegam insatisfação com decisões recentes do ministro Alexandre de Moraes e com a condução da política econômica e social pelo governo federal. Durante os protestos, palavras de ordem foram entoadas pedindo mais “liberdade de expressão” e denunciando o que chamam de “autoritarismo judiciário”.
Os buzinaços refletem uma crescente tensão política em setores conservadores da sociedade manauara e reforçam a mobilização da base bolsonarista no estado, especialmente nas redes sociais.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.