domingo, 6 de julho de 2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Audiência pública ouve na quarta (22/11) afetados por deslizamentos de terra em Manicoré

Foto reprodução

O Polo do Médio Madeira vai realizar na quarta-feira (22), a partir das 14h, uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Manicoré para tratar sobre a situação de comunidades afetadas por deslizamentos de terras ocorridos na orla do município. O problema afeta principalmente a segurança de pessoas idosas e crianças.

“EM SETEMBRO, HOUVE UM DESLIZAMENTO DE TERRA NA COMUNIDADE SANTA LUZIA, ONDE A DEFENSORIA JÁ HAVIA APONTADO O RISCO À INTEGRIDADE FÍSICA DAS PESSOAS. FELIZMENTE NÃO HOUVE FERIDOS. MAS UMA AVALIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DA DPE CONSTATOU A PRESENÇA DO FENÔMENO DAS TERRAS CAÍDAS NA REGIÃO. EM OUTUBRO, A COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO TAMBÉM FOI AFETADA POR UM DESLIZAMENTO E A ÁREA FOI INTERDITADA”,explicou o defensor público Jarden Aquino. 

De acordo com o Polo, os moradores da comunidade Santa Luzia, desde 2022, já relatam a presença de rachaduras nas moradias, após um serviço de pavimentação realizado pela Prefeitura.  

Ainda no ano passado, a DPE-AM ingressou com uma ação civil pública para assegurar que os órgãos municipais tomassem as providências necessárias, como o pagamento de aluguel social para os moradores afetados. A liminar foi deferida pela Comarca de Manicoré e houve acordo extrajudicial que contemplou parte da comunidade afetada, atualmente em fase final de cumprimento pelo município de Manicoré e Estado do Amazonas. 

“A Defensoria Pública convocou a audiência pública para escutar as demandas da população afetada e ouvir, dos órgãos envolvidos, quais as providências imediatas a serem tomadas, sem que haja a necessidade de ajuizar uma nova ação civil pública”,

afirmou. 

Órgãos convidados 

A Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINFRA), Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS) e Superintendência Estadual de Habitação (SUHAB) foram oficiadas a participarem da audiência e prestarem esclarecimentos a respeito das medidas já realizadas e o que está sendo planejado para as comunidades afetadas. 

Na instância municipal, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e a Defesa Civil de Manicoré também foram convidadas a participar da audiência. A reunião será aberta ao público geral, possibilitando a participação da população.  


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Audiência pública ouve na quarta (22/11) afetados por deslizamentos de terra em Manicoré

plugins premium WordPress