domingo, 6 de outubro de 2024
Pesquisar

Associação de árbitros afirma que vai processar quem fizer acusações sem provas

Associação de árbitros
Foto reprodução

CBF Demonstra Preocupação Com Escalada De Insinuações De Manipulação De Resultados

O árbitro assistente Marcelo Van Gasse, presidente da Abrafut (Associação Brasileira dos Árbitros do Futebol), afirmou nesta quarta-feira que a entidade vai passar a processar civilmente quem fizer insinuações ou acusações sem provas contra a categoria.

– Vamos começar a partir para a parte cível. Porque a pessoa vai ter que provar o que está falando. A gente não quer mais que isso aconteça. Nós já vamos ao STJD, mas fazer mais – declarou Van Gasse.

Van Gasse – que atuou na Copa do Mundo de 2018 – e Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, reclamaram de uma escalada tanto em quantidade quanto em gravidade das acusações feitas contra árbitros em 2024. 

– Estamos vendo uma estratégia de tentar transformar decisões de árbitros, que podem ser certas ou erradas, em situações de premeditação, em acusações de manipulação de resultados – afirmou Seneme.

– Em 76 jogos neste fim de semana, identificamos cinco reclamações. Quando fomos avaliar, em só três havia razão para reclamar – acrescentou.

O chefe dos árbitros da CBF não fez menção específica a John Textor, dono da SAF do Botafogo, que tem feito reiteradas acusações de manipulação de resultados no futebol brasileiro, contra árbitros, contra jogadores e contra times – sempre sem apresentar provas.

– O ambiente se contaminou – lamentou Seneme. 

– A arbitragem é boa, presta um bom serviço. Pode melhorar, é imperfeita, estamos trabalhando para isso. Quando um jogador perde um pênalti, não é culpa de todos os outros jogadores. Quando um árbitro erra, é como se todos errassem – reforçou Seneme.

No último final de semana, por exemplo, o zagueiro Felipe Melo, do Fluminense, ao reclamar de uma marcação do árbitro Raphael Claus num jogo contra o Atlético-MG declarou: 

– John Textor tem razão.

Após a partida entre Red Bull Bragantino e Flamengo, no último domingo, dirigentes do clube carioca também fizeram várias reclamações contra a arbitragem. 

– O que a gente espera é que as pessoas tenham mais responsabilidade sobre o que falam – declarou Seneme.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Associação de árbitros afirma que vai processar quem fizer acusações sem provas

plugins premium WordPress