segunda-feira, 7 de julho de 2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Após usar chicote, deputado Janones é acusado de racismo em comício 

deputado Janones
Foto reprodução

Em um vídeo que circulou nas redes sociais, Janones aparece em cima de um carro de som, empunhando o chicote enquanto se dirige a seus apoiadores.

O deputado André Janones, do Avante de Minas Gerais, se viu envolvido em uma polêmica na última quinta-feira (3), após ser acusado por adversários de realizar gestos racistas durante um comício em Ituiutaba, onde utilizou um chicote como parte de sua performance política. A situação gerou forte repercussão, especialmente por parte da vice do candidato Hermano Freitas, Luciane Dias, que é negra e criticou abertamente a cena.

Em um vídeo que circulou nas redes sociais, Janones aparece em cima de um carro de som, empunhando o chicote enquanto se dirige a seus apoiadores. Luciane Dias, que é vice de Freitas pelo União Brasil, expressou indignação com a cena, afirmando que o gesto trouxe à tona as lembranças da escravidão e do sofrimento do povo negro. “Para nós, negros, cenas em que o açoite e o chicote são empunhados com rancor e em demonstrações de ódio só nos fazem lembrar a maior vergonha que foi a escravização do povo negro”, declarou Dias, ressaltando a gravidade da situação e a responsabilidade dos representantes políticos.

A eleição para a Prefeitura de Ituiutaba, reduto eleitoral de Janones, é acirrada e polarizada, com dois principais candidatos: Hermano Freitas e Leandra Guedes, do mesmo partido de Janones. Curiosamente, Leandra Guedes é ex-namorada e ex-assessora do deputado, o que torna a disputa ainda mais complexa. Recentemente, Janones também enfrentou problemas legais, sendo indiciado pela Polícia Federal pelo crime de rachadinha, o que coloca sua carreira política em uma posição delicada.

Em resposta às acusações de racismo, André Janones negou qualquer intenção ofensiva, argumentando que o uso do chicote era uma metáfora para criticar o “gado bolsonarista”. “O uso do chicote é no sentido de chicotear o gado bolsonarista, com o contexto de ‘lapada’, como já usei diversas vezes na internet e dentro do contexto político existente em minha atuação contra o bolsonarismo”, declarou o deputado. Janones enfatizou que continuará a usar essa figura de linguagem em suas campanhas, desconsiderando as acusações de racismo.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Após usar chicote, deputado Janones é acusado de racismo em comício 

plugins premium WordPress