segunda-feira, 8 de julho de 2024
Pesquisar

Amazonas registra redução de 12% no número de homicídios e 30% de latrocínios em 2023, diz balanço

Coronel Vinícius Almeida (Foto: Alex Pazuello/ Secom)

Dados consolidados pela SSP-AM também destacam reduções nos indicadores de crimes de roubos ao transporte coletivo (28%); e de roubo a veículos, que apresentaram redução de (17%)

O Amazonas registrou redução nos indicadores dos crimes contra a vida, dentre eles, os homicídios (12%) e latrocínio (30%). No período de janeiro a novembro de 2023, 73% das metas estipuladas pelos Planos Nacional e Estadual da Segurança Pública e Defesa Social foram alcançadas. As Forças de Segurança, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foram essenciais para que o Estado alcançasse essas metas associadas a apreensões recordes de entorpecentes.

As informações foram apresentadas, nesta sexta-feira (15/12), durante entrevista coletiva, realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), zona sul de Manaus.

Dados consolidados pela SSP-AM também destacam reduções nos indicadores de crimes de roubos ao transporte coletivo (28%); de roubo a veículos, que apresentaram redução de (17%), o que elevou o Amazonas ao 2º lugar entre as federações na redução deste indicador; de roubos à residência (33%); de roubos em estabelecimento comercial (15%) e de furto de veículos, reduzindo (24%), entre vários outros indicadores.

“Esse é um trabalho intenso que vem sendo realizado no Amazonas na busca de reduzir os índices de criminalidade, principalmente, na taxa de homicídios. Temos um trabalho focado nessa taxa, e estamos trabalhando unidos para termos cada vez resultados mais eficientes”, destacou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida.

O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva, comentou sobre o trabalho ostensivo na capital, principalmente, na região do bairro do Jorge Teixeira zona leste.

“Temos uma participação especial no policiamento preventivo, e temos várias operações em andamento com resultados expressivos, principalmente, no bairro Jorge Teixeira, onde reduzimos os homicídios, entre setembro e início de dezembro.  E com o trabalho em conjunto com a Polícia Civil iniciando a operação e a Polícia Militar mantendo o policiamento ostensivo, estamos há 15 dias sem homicídio na região”.

O delegado adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Guilherme Torres, pontuou o trabalho em conjunto com a Polícia Militar com foco na redução da criminalidade. 

“A Polícia Civil e a Polícia Militar andam em conjunto; a PC fazendo a investigação e a PM no trabalho preventivo e apoiando nos cumprimentos dos mandados de busca de apreensão.  A Polícia Civil já encaminhou, esse ano, mais de 20 mil inquéritos à justiça, e temos, aproximadamente, quase mil armas de fogo apreendidas. Hoje o sistema de segurança trabalha de maneira planejada, coordenada e com o objetivo único de redução dos índices”.

O secretário de Administração Penitenciária (Seap), coronel Paulo Cesar, disse que será intensificado o trabalho junto às unidades prisionais da capital e do interior.

“Mantemos sempre operações constantes nas muralhas como foi feito, e essa intensificação no final do ano vai ser estendida, não só para a capital, mas como as unidades prisionais do interior do Estado, onde também temos pessoas privadas de liberdade sobre a custódia do Estado do Amazonas”.

Apreensões de drogas

No mesmo período, o Amazonas retirou de circulação cerca de 26 toneladas de entorpecentes, o que contribuiu para a apreensão de mais de 110 toneladas, nos últimos cinco anos. Registrou, ainda, a apreensão de 1.037 armas de diversos calibres, mais de 16 mil munições e contabilizou as prisões de 7.140 pessoas por diversos crimes, sendo em sua maioria por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. Essas apreensões geraram um prejuízo de R$ 500 milhões ao crime organizado.

As apreensões e prisões ocorreram durante a realização de mais de 200 operações realizadas pelas Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) desencadeadas em terra firme e nos rios amazônicos. Para que o Estado alcançasse essas metas, as Forças de Segurança e Salvamento vem atuando em ações de combate à criminalidade para garantir maior sensação de segurança à população amazonense.

Deixe o seu Comentário

Amazonas registra redução de 12% no número de homicídios e 30% de latrocínios em 2023, diz balanço

plugins premium WordPress