29/11/2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Alexandre de Moraes mantém decisões penais sob seu controle, em movimento fora do padrão STF

Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes

Decisões recentes apontam que ministro poderá conduzir diretamente a fase de execução, que normalmente caberia à Vara de Execuções Penais do DF.

Decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) indicam que o ministro Alexandre de Moraes deve assumir pessoalmente a execução das penas impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a outros investigados por suposta tentativa de golpe de Estado. A movimentação é considerada atípica, já que não corresponde ao procedimento tradicional da Corte.

Pelas normas habituais, após o trânsito em julgado, o processo é encaminhado à Vara de Execuções Penais (VEP) do local onde a pena será cumprida.

No caso de Bolsonaro, essa responsabilidade caberia à juíza Leila Cury, titular da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.

A possibilidade de Moraes manter o controle direto da execução das penas altera a dinâmica regular e reforça o papel central que o ministro já desempenha nos processos relacionados aos eventos investigados.

A tendência deve gerar novas discussões no meio jurídico sobre os limites e interpretações do rito processual envolvendo autoridades e ex-ocupantes de cargos públicos.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Alexandre de Moraes mantém decisões penais sob seu controle, em movimento fora do padrão STF