12/02/2026
Pesquisar

📲 Entre no CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba notícias diretamente no seu dispositivo.

Alexandre de Moraes manda PF fiscalizar marmitas de Bolsonaro

Alexandre de Moraes manda PF fiscalizar marmitas
Foto Divulgação

Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Polícia Federal passe a fiscalizar, registrar e documentar todo o conteúdo das marmitas entregues ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O despacho foi publicado nessa segunda-feira (1) e inclui novas regras sobre o envio de alimentação externa e o acesso de familiares ao ex-chefe do Executivo, que cumpre pena de 27 anos e 3 meses na sede da PF em Brasília.

De acordo com Moraes, as três pessoas responsáveis por entregar as refeições especiais deverão ser cadastradas e assinar um termo de responsabilidade, formalizando a entrega. 

“O horário da entrega será fixado pela Polícia Federal, que deverá fiscalizar e registrar o que for entregue”, escreveu o ministro.

A família afirma que Bolsonaro necessita de uma dieta especial por razões médicas. Após visitá-lo em 25 de novembro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarou que o pai precisa de cuidados alimentares específicos “por causa do fluxo intestinal e das sequelas da cirurgia”.

No mesmo dia, Flávio afirmou que “alguém”, não identificado, teria proibido que a família levasse comida ao ex-presidente — mas não apresentou detalhes.

Poucas horas depois, Moraes autorizou o recebimento de alimentação externa especial, desde que entregue por pessoa previamente cadastrada pela defesa e dentro do horário estabelecido pela PF. A corporação deverá, além de fiscalizar, fotografar e registrar o conteúdo recebido.

No mesmo despacho, Moraes também regulamentou as visitas familiares: Michelle Bolsonaro e a filha Laura — visita autorizada para quinta-feira, 4.dez, das 9h às 11h. Como Laura é menor de idade, a visita será conjunta.

Carlos Bolsonaro (PL-RJ) — visita remarcada para o mesmo dia (4), mas separadamente da de Michelle e Laura; duração máxima de 30 minutos. A troca ocorreu porque o vereador tinha compromisso em Chapecó (SC) no dia inicialmente previsto. Flávio Bolsonaro (PL-RJ) — visita mantida para terça-feira, 2.dez.

Além de autorizar os familiares diretos, Moraes negou pedidos de outras pessoas, incluindo o senador Magno Malta (PL-ES), que havia solicitado autorização para uma visita “religiosa e humanitária”.

Agenda de visitas definida por Moraes
2 de dezembro – Flávio Bolsonaro
4 de dezembro – Carlos Bolsonaro
4 de dezembro – Michelle e Laura Bolsonaro (visita conjunta)

(Foto: STF; Fonte: Poder360)


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Alexandre de Moraes manda PF fiscalizar marmitas de Bolsonaro